Começamos a nossa análise das principais avarias que o sistema de embraiagem pode sofrer. Um dos sintomas mais comuns é que patina ao engatar ou acelerar, sendo incapaz de suportar a força do motor. Neste post vamos analisar as principais causas por trás deste sintoma.
Como veremos mais adiante neste post, a melhor maneira de evitar avarias no sistema de embraiagem é através da manutenção adequada. O mecânico deve atuar profissionalmente desde a seleção das peças até à conclusão da montagem, que deve ser efetuada de acordo com as instruções do fabricante. Escolher uma solução de manutenção completa (ainda não conhece o RepSet da LuK?), seguir as instruções de montagem e os conselhos do fabricante ou usar as ferramentas certas são a base do sucesso.

Em primeiro lugar, a primeira coisa a fazer é um diagnóstico adequado. É por isso que vamos rever os cinco sintomas por trás das principais avarias que afetam o sistema de embraiagem e listar as suas causas mais prováveis. Estes sintomas são: embraiagem que patina, que não se desacopla, com puxões, que faz ruídos e pedal de embraiagem duro. Começamos.
Sobreaquecimento da placa de pressão.
Causas: ocorre devido à presença de óleo ou massa lubrificante nos revestimentos devido a um retentor defeituoso, ao facto da folga do rolamento de embraiagem ser muito pequena, a um defeito no sistema de desengate (hidráulico ou cabo) ou ao facto de o motorista ter deixado a embraiagem patinar excessivamente.
Ranhuras fortes e marcas de superaquecimento no prato de pressão
Causas: espessura do revestimento abaixo do seu limite de desgaste, falta de folga do rolamento de embraiagem, desengate defeituoso e a embraiagem está a funcionar parcialmente desengatada.
Pontas de mola do diafragma desgastadas
Causas: o rolamento de embraiagem está duro ou bloqueado devido à falta de folga.

Marcas de corrosão na manga do rolamento de embraiagem
Causas: não lubrificado ou inadequadamente lubrificado e manga deslizante desgastada.
Revestimento de fricção contaminado com óleo na borda interna
Causas: vedações defeituosas e excesso de massa lubrificante no perfil do cubo.
Superfície do revestimento carbonizada
Causa: revestimentos contaminados por óleo (vedação defeituosa) ou coeficiente de atrito reduzido devido a patinar prolongado da embraiagem (sobreaquecimento).

Revestimento contaminado com óleo
Causa: vedação defeituosa no motor ou na caixa de velocidades.
Revestimento contaminado com massa lubrificante
Causa: excesso de massa lubrificante no cubo, geralmente porque não foi removido o excesso de massa lubrificante nos dentes da árvore de transmissão.
Revestimento desgastado até aos rebites
Causa: desgaste do revestimento, porque o veículo continuou a ser conduzido apesar de patinar, embraiagem errada ou sistema de desengate defeituoso.
Ranhuras no revestimento do lado do volante do motor
Causa: o volante não foi substituído ou a superfície de rolamento do volante não foi tocada.

Marcas apagadas no pré-choque
Causa: erro de montagem do disco incorreto ou disco incorreto.
Manga guia desgastada
Causa: lubrificação deficiente ou rolamento de embraiagem duro.