Os componentes de trator são sujeitos às condições de utilização mais exigentes, marcadas por uma utilização intensiva e umas cargas elevadas. Este ambiente é especialmente duro com os componentes da transmissão, como é o caso do amortecedor de torção, cujo diagnóstico e manutenção vamos abordar neste post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica.
E lembre-se, se estiver interessado em informações técnicas sobre a gama agrícola da Schaeffler, não deixe de visitar o REPXPERT.
Em primeiro lugar, e para compreender a função de um amortecedor de torção, é necessário conhecer o papel que desempenha num trator. Instalado entre o motor e a transmissão, o amortecedor é responsável por controlar a aceleração e a desaceleração dos picos de binário gerados durante o ciclo do motor.
Isto é possível uma vez que o amortecedor absorve e suaviza as variações de velocidade antes de afetarem a transmissão. Desta forma, há uma redução dos efeitos dos eixos e engrenagens da transmissão (principalmente aqueles que não transmitem realmente o binário) ao fazer com que rodem uns contra os outros com uma alta frequência, o que provoca ruídos e vibrações incómodos em todo o veículo.

Como identificar um amortecedor degastado
O mais comum é ouvir claramente o ruído do amortecedor desgastado quando se arranca ou desliga o motor. É possível encontrar outros sintomas, como os solavancos fortes e agressivas da transmissão, o ruído da transmissão da tomada de força ou durante a operação dos serviços hidráulicos.
Uma das causas de avaria pode ser encontrada numas molas de torção gastas ou danificadas, o que reduz significativamente a capacidade de amortecimento. Convém ter em consideração que o funcionamento sob estas condições pode provocar a avaria total e definitiva da unidade. Outra avaria muito comum é a provocada pela contaminação do óleo devido a uma vedação de óleo do motor traseiro com fugas. Também é conveniente verificar o estado das vedações do eixo de entrada da transmissão.
Por outro lado, não nos devemos esquecer que o amortecedor incorpora um dispositivo de fricção interno que serve para assegurar umas condições de trabalho melhoradas. Se este dispositivo estiver danificado, o desgaste do amortecedor pode ser acelerado até provocar uma avaria na transmissão.
Recomendações
A Schaeffler recomenda a revisão dos amortecedores de torção a cada 4000 horas de funcionamento para os de mola aberta (amortecedores axiais, ver imagem esq.) e a cada 6000 horas para as versões completamente vedadas (amortecedor de longo curso, imagem dir.).

Esperamos que tenha gostado deste post. Subscreva, para não perder nenhum dos temas de REPXPERT, o Blog da Oficina Mecánica.