Os componentes do chassis do veículo estão sujeitos a várias ameaças. Devem responder de forma adequada sempre que o veículo estiver em movimento, enquanto estiverem expostos a diversos agentes externos que aceleram o seu desgaste. Dentro desta família de componentes, vamos centrar-nos na articulação da direção, um dos integrantes da nova gama de suspensão e direção FAG.
Neste post vamos rever a sua função, causas de avaria e, principalmente, as qualidades que o profissional deve procurar para escolher articulações da direção resistentes e duradouras.
E lembre-se, continue informado sobre todas as novidades do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica ao subscrever-se AQUI.
Função e sintomas de desgaste
A articulação da direção é o elemento que liga a articulação axial e a manga do eixo, e que garante que não há problemas aquando da transmissão do movimento da direção. Além disso, compensa as mudanças de ângulo da articulação axial em relação à roda e à engrenagem da direção. Isto é, desempenha um papel principal no âmbito da orientação do veículo e, por conseguinte, deve estar em boas condições. Quando está desgastada ou deteriorada, afeta a direção, que se torna imprecisa e irregular. Entre os principais sintomas de desgaste da articulação da direção, podemos destacar:
- Folga ou afastamento excessivo da direção
- Ruídos ou estalidos ao girar o volante
- Ruídos ou estalidos em pavimento irregular
Lembre-se que também pode encontrar dificuldades para o correto alinhamento das rodas se a articulação estiver deteriorada.

Causas da avaria
A maioria das vezes, o desgaste da articulação da direção é provocado pela rotura da respetiva cobertura. Trata-se de um elemento fundamental, que deve estar em perfeito estado, sem gretas nem fissuras. Caso contrário, a água e a sujidade entrarão na articulação e esta começará a ficar corroída, criando um afastamento excessivo da articulação que será transmitido, tal como vimos, para a direção. Além do desgaste da cobertura, as mudanças de temperatura, a corrosão ou os próprios golpes podem ameaçar a integridade estrutural da articulação da direção. Por isso, e tratando-se de um elemento de segurança ativa, é necessário prestar atenção aos principais elementos de suspensão e direção sempre que possível.

Saber escolher
Por conseguinte, no momento de substituir a articulação da direção, é fundamental recorrer a componentes com a qualidade OE. A FAG oferece mais do que uma gama composta por mais de 4000 referências. Os engenheiros da Schaeffler analisaram todos os detalhes para melhorar o original graças à utilização de novas tecnologias e materiais. É a única forma de garantir uma instalação precisa, um excelente manuseamento e os níveis de segurança máximos. Estas são as principais vantagens das articulações da direção FAG:
- Sistema de vedação com três pequenos lábios obturadores que garante um excelente isolamento durante toda a vida útil
- Proteções de alta resistência fabricadas em TPU (poliuretano termoplástico)
- Revestimento de troços de zinco para uma proteção melhorada contra a corrosão (Geomet)
- Redução do desgaste graças a pernos esféricos endurecidos (nitrocarburação)
Incluem todos os acessórios necessários de acordo com as especificações OE
Esperamos que tenha gostado deste post. Subscreva, para não perder nenhum dos temas de REPXPERT, o Blog da Oficina Mecánica.