Estamos a atravessar um período marcado por duas grandes tendências: a digitalização e a mobilidade do futuro. A oficina independente associa-se a estes desafios, que representam sem dúvida importantes oportunidades de negócio para o futuro. Embora ainda pareça ser cedo para ver claramente para onde vamos, chegou o momento de olhar em frente e antecipar que circunstâncias marcarão o futuro da sua oficina.
De facto, parece evidente que o seu dia-a-dia passará por profundas mudanças daqui a alguns anos. Algumas mudanças marcadas por três grandes fatores: a maior complexidade dos veículos, componentes e reparações, a necessidade de ter informações para prestar um serviço de qualidade e, em terceiro lugar, o papel do cliente.
Neste novo post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, vamos analisar estes fatores para, a seguir, expor quais são os passos a seguir para aproveitar as oportunidades oferecidas por este novo ambiente. Se estiver interessado em saber mais sobre o futuro da oficina, recomendamos-lhe que consulte este post no qual analisamos as mudanças que a digitalização trás.
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1. A formação será parte do dia-a-dia

A transição do motor de combustão para o motor elétrico é a grande protagonista da mudança. No entanto, este não é o único elemento a que devemos prestar atenção. Nos automóveis atuais, são cada vez mais os sensores e peças controladas eletronicamente que requerem conhecimentos específicos. Além disso, as várias tecnologias que coexistem no mercado implicam que a instalação de uma peça de substituição pode variar muito de um automóvel para outro, o que multiplica a possibilidade de ocorrer uma falha.
Outro detalhe a ter em consideração é o dos materiais: alumínio, magnésio, carbono, plástico… cada um deles requer uma manipulação específica no momento de, por exemplo, apertar um parafuso sem provocar danos indesejados.
De facto, não há dúvida de que são necessários cada vez mais conhecimentos específicos e que estes devem ser adquiridos de forma contínua. O desafio para o profissional passa por cobrir essa necessidade de formação sem que o intenso dia de trabalho seja afetado. Como é isso possível? A resposta está nas novas possibilidades formativas oferecidas pelo ambiente digital e que são cada vez mais bem aceites pelo conjunto das oficinas. Durante 2021, em Espanha e Portugal, nada menos do que centenas de oficinas assistiram a alguma das formações online dadas pelos técnicos do REPXPERT, um número ainda maior se adicionarmos as posteriores visualizações dos diferentes cursos.
2. Informação, informação, informação

O seguinte ponto fundamental que tratamos nesta análise surge assim que começa o trabalho. Uma coisa é conhecer o procedimento e a tecnologia e outra bem diferente é ter todos os dados específicos de cada reparação: binários de aperto, ângulos de rotação, verificações… estas informações devem estar todas disponíveis para garantir uma instalação profissional.
Aliás, todos estes procedimentos deveriam poder ser registados de alguma forma, de modo a deixar confiança de que o profissional agiu de acordo com o estabelecido. Conseguem imaginar as oficinas independentes do futuro a utilizar chaves dinamométricas digitais que registam todos os binários de aperto? Ou ferramentas que se ajustam automaticamente de acordo com os parâmetros enviados pelo computador e documentam cada passo? Pode parecer algo bastante longínquo, mas poucas pessoas sabem que estes procedimentos já são utilizados há algum tempo no fabrico de automóveis.
3. Dados sobre aquilo que os clientes esperam do oficina do futuro

O terceiro aspeto relacionado com a digitalização que as oficinas devem ter em consideração é a expetativa dos clientes. Isto é, o que é que os nossos clientes esperam de nós no futuro? Como acham que devemos aproveitar as oportunidades oferecidas pelas novas tecnologias? As oficinas oficiais dão-nos uma pista sobre para onde nos dirigimos: já utilizam ferramentas digitais para relembrar os clientes que devem realizar uma revisão do seu automóvel ou substituir as rodas, isto é, melhoram a experiência do cliente.
Temos de pensar que, antes ou depois, os condutores exigirão o mesmo à sua oficina independente de confiança. De facto, deve ser mais antes do que depois, tal como indicado pelos mais recentes estudos de mercado, como o que foi realizado em 2020 pela Dekra com o título “A digitalização no setor das peças de substituição”: 61% dos condutores inquiridos gostariam de ser atualizados sobre o estado da sua reparação de forma digital. A mesma percentagem daqueles que gostariam de marcar as suas visitas através da Internet. Cerca de 50% também queriam poder ser informados da mesma forma sobre os intervalos de manutenção do seu veículo, as visitas e o estado dos trabalhos.
Outros dados relevantes deste estudo são que 37% dos inquiridos considera que seria útil ter um online para dúvidas urgentes e praticamente 25% queriam igualmente poder ver a sua reparação em direto a partir do seu computador ou smartphone, gostavam de poder olhar por cima do ombro do funcionário da oficina durante as reparações online. Em relação a uma App da sua oficina, os 38% que desejavam isso em 2017 subiram para 43% em 2020.
4. Os passos a seguir
Não há dúvida de que a era digital é uma realidade para as oficinas independentes. Chegou o momento de estabelecer um rumo e definir objetivos ambiciosos, mas realistas. Aqui tem três ideias:

– Avalie o potencial da digitalização da gestão de clientes e das ações de marketing, talvez o ajude dar uma vista de olhos a este post no qual abordamos como pode tirar partido das redes sociais da oficina.

– Explore caminhos para melhorar os processos automáticos internos, os requisitos de formação e a garantia de qualidade. Em relação à formação, não se esqueça que tem à sua disposição no REPXPERT todos os cursos online realizados pelos nossos técnicos para os poder ver em qualquer momento.

E, para terminar, mantenha-se atento às soluções oferecidas pelo mercado, não tente fazer este caminho sozinho. Os fabricantes como a Schaeffler oferecem-lhe várias soluções que o ajudarão no caminho. Além da oferta formativa, a sua marca de serviços REPXPERT coloca à sua disposição recursos valiosos, desde informações detalhadas de produtos e procedimentos de reparação até dados como binários de aperto ou manuais de reparação TecRmi.