A Schaeffler já está a responder aos desafios que representam os futuros objetivos de consumo e emissões. Para isso, oferece uma variedade modular de sistemas e produtos prontos para a produção em série que cobre toda a gama da eletrificação. Desde híbridos de 48 volts e híbridos com ligação direta até soluções para diferentes conceitos de veículos elétricos. Neste novo post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, apresentamos-lhe três conceitos que deve conhecer para ter uma visão clara sobre para onde se dirige a tecnologia de eletrificação, tal como a Schaeffler apresentou na última edição do salão IAA Mobility celebrado em Munique.
Eficiência nos veículos elétricos

Enquanto o motor de combustão já está a evoluir há mais de um século, a mobilidade elétrica ainda não tinha recebido o foco da indústria até há alguns anos. Por conseguinte, podemos afirmar que ainda tem um grande percurso pela frente, especialmente em âmbitos como a eficiência e o rendimento das mecânicas. Neste sentido, os sistemas de refrigeração de última geração, capazes de regular todos os circuitos de refrigeração presentes no veículo, desempenham um papel bastante importante. Para isso, são utilizadas válvulas rotativas que são controladas por fases para proporcionar sempre um controlo adequado do refrigerante. Esta gestão da temperatura permite a extensão da autonomia nos veículos elétricos, um fator fundamental para aumentar a sua versatilidade. Outro aspeto fundamental é o da tecnologia de acionadores hidráulicos inteligentes. Os acionadores são fundamentais para acionar diferentes sistemas, desde os próprios sistemas de refrigeração até ao travão de estacionamento elétrico ou ao circuito de óleo.
Tecnologia híbrida

Os sistemas de propulsão elétricos híbridos também enfrentam o desafio da eficiência. Os novos regulamentos relativos às emissões, como a norma Euro 7, representam um grande desafio para a indústria. Um desafio ao qual a Schaeffler responde com as suas transmissões híbridas específico, onde o motor elétrico e a transmissão formam uma unidade física e funcional. Nestas transmissões, a embraiagem de fricção tradicional é substituída por um acoplamento, o que permite aumentar a recuperação de energia ao mesmo tempo que reduz o consumo e as emissões. Este conceito, aliado aos sistemas de distribuição completamente variável desenvolvidos pela Schaeffler, é capaz de fazer com que um veículo híbrido aumente a sua eficiência até 20%. Saiba mais sobre esta tecnologia neste post em que lhe contamos tudo o que a oficina precisa de saber sobre a tecnologia híbrida.
Eixos elétricos

O conceito de eixo elétrico ou E-Axle é, sem dúvida, um dos protagonistas do portfólio da Schaeffler. Um conceito de propulsão que já vimos no Audi e-Tron e que integra o motor elétrico, a eletrónica de potência e a transmissão em torno dos semieixos do veículo. Com a sua última evolução, o E-Axle proporciona uma maior eficiência graças a desenvolvimentos como o sistema de refrigeração integrado, que otimiza a temperatura de funcionamento. Assim como novas unidades desacopladoras e um sistema hidráulico inteligente. Além disso, está disponível em duas configurações, de acordo com as necessidades e a orientação do veículo: uma para oferecer o máximo fornecimento de binário de arranque e outra para alcançar a velocidade máxima.