Uma das características que chama a atenção nos carros elétricos é a ausência de ruído. Não há dúvida de que, para a grande maioria das pessoas, este é um grande avanço. Contudo, este tema tem mais para discutir do que pode parecer à primeira vista. Há várias questões por detrás do ruído dos carros elétricos como a segurança, o conforto de marcha e também o marketing. Neste post, vamos aprofundar uma disciplina na qual a Schaeffler tem mais de 20 anos de experiência, o que lhe permite desenvolver o ruido do carro elétrico adequado a cada situação.
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Reduzir o risco de acidentes
Os veículos elétricos que circulam a baixa velocidade em ambiente urbano não emitem ruído, por isso são difíceis de detetar. Esta situação eleva o risco de acidentes, especialmente para peões e ciclistas. Por esse motivo, na União Europeia é obrigatório que todos os veículos novos, tanto elétricos como híbridos, disponham do sistema de Aviso Acústico de Veículos (AVAS, na sigla em inglês).
Mediante este sistema, o veículo emite um som entre 56 e 75 dB ao circular a menos de 20 km/h e em marcha atrás. Até agora, os diferentes construtores desenvolveram ruídos diferenciados dos seus motores de combustão interna como características distintivas.
Criando o ruído do carro elétrico
Como alternativa, a Schaeffler está a desenvolver um som sintetizado em tempo real que resulte distintivo para cada marca e, ao mesmo tempo, cubra as necessidades das diferentes situações de condução. O zunido monótono que conhecemos na atualidade, seré em breve coisa do passado.
Graças aos especialistas da Schaeffler, os fabricantes de veículos podem decidir como vão soar os seus carros, destacando os tons agudos ou graves, combinando diferentes sinais acústicos, adicionando elementos ou criando novos conceitos acústicos. Segundo afirma o Dr. Jochen Schröder, responsável da unidade de negócio E-Mobility da Schaeffler: “desde a acústica dos motores de combustão tradicionais, até paisagens sonoras futuristas, podemos oferecer aos fabricantes de veículos uma variedade de opções.”
Esta tecnologia é o resultado da ampla experiência da Schaeffler nesta especialidade, conhecida como NVH, a sigla em inglês para ruído, vibrações e aspereza. Para desenvolver o ruído adequado, os especialistas trabalham para eliminar os ruídos não desejados dos componentes do veículo, amortecendo-os ou eliminando-os por completo. Apenas se conservam os sons que são mais agradáveis ao ouvido. O processo começa pela definição, com o cliente, de como deseja que soe o veículo para, posteriormente, desenvolver o hardware capaz de produzir esse som e emiti-lo através de vibrações pela carroçaria do carro.
DTM Sound, o som das corridas
Mas a Schaeffler não trabalha apenas no desenvolvimento do ruído de carros de estrada. Não é preciso ir muito longe, pois acaba de apresentar o som do novo DTM Electric, resultado da síntese de sons em tempo real. Se, até ao momento, o som dos veículos participantes no popular campeonato alemão de turismos tem sido o dos potentes motores de combustão interna, a alternativa elétrica contribuirá para que o desporto automóvel elétrico seja igualmente emocionante.
O DTM Sound foi criado a partir dos ruídos reais de um motor elétrico e conta com um hardware instalado no veículo que fará vibrar toda a carroçaria do carro, fazendo-o audível para os espetadores. Com um potente esquema de baixos, é um rugido profundo que transmite um ar futurista. Este som parte dos ruídos do próprio motor elétrico do carro fabricado pela Schaeffler e não foi desenhado para imitar um motor de combustão ou soar a ficção científica. Em vez disso, reflete minuciosamente a física de um motor elétrico, retocada para que soe ainda melhor.