Os rolamentos de roda são componentes submetidos a elevadas cargas e agressões externas que, no entanto, proporcionam uma elevada vida útil. Destacam-se pela sua solidez, resistência e qualidade, contudo, isso implica que não evoluam muito com o passar dos anos. Mas, bem pelo contrário, nos últimos anos têm sido alvo de um profundo impulso inovador, no qual a FAG, a marca de chassis da Schaeffler, jogou um papel de protagonista, até ao ponto em que muitas das suas inovações se converteram em novos padrões da indústria, tal como te contamos no post Rolamentos de roda FAG, 4 inovações que deves conhecer. Nesta ocasião, vamos continuar a aprofundar este assunto, para mostrar como a mudança do modelo de mobilidade também está a afetar os rolamentos.
Na verdade, os rolamentos de roda também podem jogar um papel importante na mobilidade sustentável, contribuindo para que as cadeias cinemáticas e os sistemas de chassis sejam mais eficientes energeticamente. Há que ter em conta que, nos veículos elétricos, cada poupança de energia se traduz na subida da autonomia, por isso é vital aproveitar cada oportunidade neste sentido. A indústria automóvel exige rolamentos capazes de oferecer um maior rendimento em aspetos como o baixo atrito, a capacidade de carga ou a redução de peso. Com estes desafios sobre a mesa, a Schaeffler desenvolveu dois conceitos inovadores, criados especialmente para veículos elétricos: o rolamento de roda de três fileiras TriFinity e o rolamento de esferas de alta eficiência com disco centrífugo.

TriFinity, o rolamento de roda com três fileiras
O primeiro dos dois rolamentos desenvolvidos pela Schaeffler para veículos elétricos já é uma realidade, pois entrará em produção em 2023. Denominado TriFinity, consiste num rolamento de roda de três fileiras com um desenho compacto tipo geração 3, com flanges para facilitar a sua instalação no cubo de roda e no porta-eixo. Com um desenho semelhante ao de um rolamento de esferas normal de duas fileiras, o TriFinity é capaz de transferir maiores cargas sobre o eixo, ao mesmo tempo que oferece uma vida útil significativamente maior e uma rigidez aumentada. Além disso, este desenho inovador de rolamento de esferas proporciona uma alternativa às unidades de rolamentos cónicos pré-carregados, face aos quais oferece uma significativa melhoria de binário de atrito e de rigidez. Uma melhoria que se traduz numa redução de 0,7% do consumo elétrico por veículo. Este conceito, associado à tecnologia de ranhuras radiais, permite ainda um menor diâmetro, o que reduz o atrito e o peso, ao mesmo tempo que permite transmitir um binário de motor 50% superior.

Rolamento de esferas com disco centrífugo
Outra das inovações nos rolamentos, desenvolvida pela Schaeffler para aplicações em mobilidade elétrica é o rolamento de esferas com disco centrífugo. Trata-se de um componente de alto rendimento, otimizado em termos de atrito, que combina as vantagens dos desenhos de rolamento aberto com as de rolamento selado. Com 0,3 Nm menos de atrito e uma redução de emissões de CO2 de aproximadamente 0,1 g/km, por rolamento, tem um grande impacto no rendimento geral e proporciona uma vida útil dez vezes superior à de um rolamento aberto, por isso, representa uma importante redução de custos. Todas estas vantagens valeram a este conceito criado pela Schaeffler o galardão Magna Supplier Award e a nomeação para o prémio alemão de inovação 2022.