A nova mobilidade está a chegar às nossas vidas de forma gradual, mas não há dúvidas de que vai trazer grandes mudanças: novos conceitos de veículos, novas tecnologias de propulsão, condução autónoma…parece que o automóvel tal como o conhecemos vai sofrer uma completa transformação.
O caminho para a nova mobilidade está repleto de desafios tecnológicos, que fazem com que seja necessário desenvolver novas soluções em cada passo. Nesta difícil corrida, a Schaeffler desempenha um papel protagonista, graças a várias décadas a inovar em sistemas como a transmissão, o motor e o chassis.
Neste blog, gostamos de olhar para o futuro, por isso abordámos temas como as mudanças que a digitalização traz para a oficina, os pontos fundamentais do carro autónomo (OJO, link para post 281) ou os segredos das células de combustível. Neste caso, vamos apresentar-lhe quatro bases que vão marcar o desenvolvimento da nova mobilidade.
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1. Um chassis para tudo
Os novos conceitos de automóveis passam pela reorganização das plataformas atuais. A Schaeffler, decidida a contribuir com a sua própria visão, desenvolveu um conceito de plataforma redimensionável e flexível para a cidade do futuro. Trata-se de um sistema modular que pode ser utilizado de forma universal para todo o tipo de utilizações, quer seja transporte de passageiros, mercadorias ou prestação de serviços. Trata-se de um chassis autónomo e completamente ligado que se ajusta aos conceitos de mobilidade futuros. Graças ao módulo iCorner, que veremos de forma detalhada mais à frente, é possível conceber plataformas otimizadas, uma vez que oferece redimensionabilidade quanto ao comprimento, largura e capacidade da bateria de acordo com as necessidades de autonomia. Foi concebido para ser combinado com carroçarias para diferentes aplicações. Além disso, inclui um sistema de carga condutiva automatizado que permite carregar os veículos sem supervisão.
2. A interface central
Todos os veículos autónomos ou automatizados devem conseguir controlar a circulação do veículo em qualquer circunstância e fazê-lo de forma segura e fiável. O componente responsável por isso é a unidade de controlo do chassis (CCU) da Schaeffler, que é capaz de transformar as necessidades de circulação do veículo em sinais de controlo que cumprem a norma ASIL-D em tudo o que diz respeito à propulsão, direção e travagem. Para isso, foi criado um software cuja segurança garante a integridade dos dados. Além disso, é aplicado um conceito de redundâncias que garante a disponibilidade.
3. A topologia flexível
Este termo engloba uma grande quantidade de possibilidades para a criação de novas formas de propulsionar e manobrar os veículos. Os novos conceitos de mobilidade permitem a combinação dos sistemas de transmissão e direção para otimizar a circulação, tanto na cidade como a altas velocidades. Agora é possível propulsionar e virar cada roda a pedido, um detalhe que terá um claro efeito de transformação do comportamento dos novos veículos.
4. O módulo iCorner da Schaeffler
O iCorner é um conceito criado pela Schaeffler que começou a circular há mais de 6 anos e que evoluiu para se aproximar da produção em série. Já foi possível vê-lo no protótipo de veículo autónomo Schaeffler Mover. Consiste em agrupar os sistemas de direção, transmissão, travões e suspensão num único módulo em torno da roda. Como resultado, permite otimizar o espaço disponível no chassis, que fica quase completamente livre. Além disso, oferece um ângulo de direção de até 90°, para desfrutar da máxima manobrabilidade.