A assistência técnica é, sem dúvida, um dos serviços mais procurados pelos profissionais da mecânica. O REPXPERT recebe anualmente milhares de chamadas e correios eletrónicos com dúvidas para os técnicos. Muitas vezes, é simples satisfazer as necessidades que surgem, mas isso muda quando se tratam de reparações mais complexas… salvo se houver uma assistência remota.
A última edição da feira Automechanika DIGITAL PLUS foi o evento escolhido para que as oficinas entrem pela primeira vez em contacto com a assistência remota da Schaeffler, um conceito inovador que permite oferecer ajuda à distância ao interagir em direto com a oficina, o que multiplica a sua eficácia. Antes de lhe mostrar, convidamos-lhe a visitar outros conteúdos relacionados com as tendências que já estão a marcar o futuro da oficina, como as mudanças que a digitalização traz ou tudo o que precisa de saber sobre o automóvel híbrido. E agora vamos lá ver o post.
Assistência nas avarias mais complexas
Imagine que recorre ao serviço de assistência porque está a ouvir um ruído no motor que não consegue identificar, ou tem dúvidas sobre a posição de alguns parafusos. Como pode explicar esses detalhes e pormenores ao serviço de assistência? E se a resposta não resolver completamente o problema? Não há dúvida de que quanto mais complexo for o procedimento, maior a necessidade de ter uma comunicação clara e fluída que permita ao mecânico e técnico comunicar com eficiência e até partilhar imagens. E é precisamente neste ponto quando a assistência remota entra em ação, um conceito que já está a ser desenvolvido há alguns anos pela equipa REPXPERT.
Desenvolvimento de uma nova ferramenta

O desenvolvimento da tecnologia de assistência remota foi abordado a partir de vários conceitos. A equipa de técnicos responsável pelo seu desenvolvimento utilizou ferramentas populares como o WhatsApp, que permite utilizar fotos, vídeos e realizar videochamadas, assim como aplicações mais complexas com a utilização de óculos de realidade virtual (VR) ou visores holográficos. Com todas as opções disponíveis, era evidente que a solução final devia ser prática e adequada para o dia-a-dia na oficina. Além disso, não devia implicar um investimento adicional, mas sim a utilização de elementos habituais como tablets ou smartphones. Com estas premissas, a equipa do REPXPERT desenvolveu um conceito de assistência remota inovador que estará brevemente disponível.
Como funciona?
Começa tudo quando a oficina entra em contacto com o serviço técnico REPXPERT através das linhas de comunicação direta habituais. Se o técnico em serviço determinar que o assunto não pode ser tratado por telefone ou correio eletrónico, enviará um código QR à oficina que lhe permitirá iniciar uma reunião através do Microsoft Teams, sem custos. Seja através de um telefone ou de uma tablet com uma ligação padrão, as imagens e o som são transmitidos em tempo real. Desta forma, o técnico pode ouvir esse ruído não identificado ou ver a posição de cada peça e acessório, o que simplifica o processo de diagnóstico. Além disso, se for necessário, o técnico pode adicionar marcas ou indicações no ecrã, para que as instruções sejam recebidas de forma bastante clara.
Por conseguinte, trata-se de uma solução que qualquer oficina pode utilizar, sem qualquer tipo de obstáculo ou limitação técnica além da ligação à Internet. Além disso, funciona em todos os tipos de dispositivos iOS e Android. O primeiro mercado onde será implementada a assistência remota será o europeu. Ainda em período de testes, espera-se que esteja brevemente disponível, embora ainda não haja uma data de lançamento prevista. Uma coisa é certa, será uma importante incorporação para a oferta de serviços do REPXPERT, que também será lançada na App para uma maior facilidade de utilização.