Na crise atual provocada pelo coronavírus, dependemos todos daqueles que mantêm o mundo a funcionar. Os serviços básicos como os dos cuidados de saúde ou os da distribuição de alimentos necessitam mobilidade. Os profissionais da reparação podem desempenhar um papel importante neste contexto e contribuir para a redução do número de contágios de coronavírus.
É possível que a sua oficina se encontre fechada por doença dos funcionários ou por ordem das autoridades. Nesse caso, incentivamos-lhe a utilizar o seu tempo para melhorar os seus conhecimentos técnicos ao navegar pelo nosso portal online REPXPERT ou ao entrar em contacto connosco se tiver dúvidas ou para obter detalhes que pretenda conhecer. Lembre-se que, enquanto durarem as medidas de confinamento, a Schaeffler está ao seu serviço através de todas as soluções digitais do REPXPERT.
Se, caso contrário, a sua oficina continuar a prestar serviços, lembramos-lhe que a crise do coronavírus afeta todos os aspetos da vida pública, sendo que as oficinas não estão isentas. Além das medidas de proteção conhecidas da Organização Mundial da Saúde e das autoridades nacionais, a equipa REPXPERT reuniu algumas instruções principalmente de higiene para trabalhar numa oficina. Neste post, damos-lhe algumas dicas para continuar a trabalhar de forma segura e higiénica no automóvel ao mesmo tempo que protege os seus clientes.
Normas para se proteger a si e aos seus clientescontra o coronavírus
1. Limpe o veículo
Deve limpar o veículo assim que entrar na oficina. Deve principalmente ter em consideração as superfícies do automóvel que são tocadas com mais frequência (por exemplo, ecrã tátil, controlos do volante e consola central, botões elétricos das janelas, etc.). Também não se deve esquecer da chave do automóvel. Preste igualmente atenção às áreas que se notam menos, como as pegas das portas e o espelho retrovisor. No geral, o sabão normal e o líquido para lavar são suficientes para destruir a estrutura do vírus. Para o interior, também são adequados os produtos de limpeza especiais de interiores que limpam as superfícies com suavidade.
2. Desligue a ventilação
Antes de arrancar o veículo, deve certificar-se de que desliga a ventilação, para evitar que o conteúdo do circuito de ar circule pelo interior do automóvel.
3. Utilize películas de plástico
O volante e a alavanca de velocidades podem revestidos com película de plástico para proporcionar uma proteção adicional durante o trabalho ou os testes de condução.
4. Trabalhe com luvas
O trabalho nos veículos apenas pode ser realizado com a proteção adequada para as mãos. Uma grande quantidade dos gérmenes encontra-se nas mãos, sendo por isso importante que sejam protegidas da melhor forma possível. O uso de luvas reduz o risco de infeção.
5. Mantenha a distância
Tal como no dia-a-dia, aplica-se o mesmo na oficina: pelo menos 1,50 m de distância dos colegas e clientes. É possível que se encontrem infetados com o vírus, mesmo que não apresentem sintomas. Isto reduz o seu risco de infeção.
6. Instale painéis de acrílico
Há muitas lojas que os estão a instalar no balcão da receção. Ajudam a manter a distância necessária, por exemplo, quando fala com os clientes. É uma forma eficaz de impedir a propagação do vírus.
7. Reduza o contacto com os clientes
Os seus contactos com os clientes devem ser os mínimos necessários. Se implementar um serviço de recolha e entrega de veículos, reduzirá a quantidade de pontos de contacto e, por conseguinte, o risco de infeção.
8. Reduza o número de clientes em espera
Quando programar marcações, certifique-se de que não coincidem, para que não se acumulem pessoas nas salas de espera.
9. Limpe regularmente as suas instalações
É particularmente importante que limpe bem os objetos como as pegas das portas, o balcão da receção, as canetas, os cartões de visita, os encostos das cadeiras, as máquinas de café e outros objetos com os quais se entra frequentemente em contacto durante o tratamento com os clientes. Isto também se aplica a todas as instalações utilizadas pelo pessoal da oficina.
10. Retire as revistas da área de espera
É um pequeno detalhe, mas trata-se de uma zona onde os vírus poderiam sobreviver durante vários dias.
11. Evite os testes de condução com clientes
No interior do veículo, não é possível manter a distância mínima de 1,50 m, não sendo por isso recomendáveis.
12. Promova o pagamento com cartão
Se possível, não permita, de forma temporária, o pagamento em numerário. Avise previamente os seus clientes de modo a evitar incidências.
13. Coloque toalhas de papel
Lavar as mãos com frequência é uma das melhores formas de combater o vírus. Faculte toalhas de papel para secar as mãos.