A transformação tecnológica dos veículos é uma realidade que vai mais além da apresentação de novos modelos de mobilidade elétrica. Uma boa prova disso é a nova direção traseira inteligente desenvolvida pela Schaeffler e que já está a ser produzida em série. Trata-se de uma inovação capaz de melhorar aspetos tão importantes como a manobrabilidade ou a agilidade da condução. Além disso, combinada com a barra estabilizadora eletro-mecânica – outra inovação da Scheffler – é capaz de melhorar o conforto de condução. A seguir, vamos descobrir os segredos deste sistema e aprofundar os seus efeitos sobre a condução.
A inovação na direção traseira em detalhe
O sistema de direção traseira inteligente é um módulo que integra diversas funções e permite a interação com controladores avançados para integrar, por exemplo, sistemas de condução autónoma. Com um funcionamento silencioso e um peso de apenas 8 kg, no seu coração podemos encontrar uma engrenagem planetária de rodas dentadas com elevada eficiência, reduzido atrito e resposta rápida. A unidade de controlo, desenvolvida pela Bosch, parceira da Schaeffler, combina num só componente a unidade de controlo com o motor elétrico que opera a direção, com uma força de acionamento de 15 kN. Além disso, a unidade de controlo calcula a assistência necessária para as rodas traseiras em função do ângulo de direção das rodas da frente e da velocidade do veículo. A Bosch fornece o software para o sistema operativo e a Schaeffler, o software de aplicação. A direção conta com um sistema de auto-bloqueio que garante um comportamento previsível em qualquer situação, independentemente do modo de funcionamento. As vantagens sobre a condução são consideráveis.
Agilidade

O espaço disponível para os automóveis nas grandes cidades é cada vez mais restrito. Por isso, os veículos precisam de maior agilidade urbana. O sistema de direção traseira oferece um acréscimo de manobrabilidade ao rodar as rodas traseiras no sentido oposto ao das rodas da frente, a baixa velocidade, reduzindo o raio de viragem e ajudando o condutor a estacionar.
Estabilidade da condução

A velocidades mais altas (a partir dos 60 km/h), o sistema vira as rodas traseiras no mesmo sentido das rodas da frente. Deste modo, melhora a estabilidade, o comportamento e a resposta, fazendo subir a segurança ativa. Além disso, proporciona aos condutores amantes da condução desportiva, um nível superior de dinâmica de condução.