A Schaeffler continua a contribuir para a mobilidade sustentável com o desenvolvimento de novas tecnologias. Trata-se de novos componentes e sistemas que vão formar parte dos carros do futuro dentro de muito pouco tempo. É o caso dos eixos elétricos, um elemento fulcral capaz de integrar vários sistemas num só módulo, o que facilita a sua integração e produção em série. Se, até agora, os eixos elétricos da Schaeffler integravam até três componentes de acionamento numa unidade compacta, com o conceito 4 em 1, a Schaeffler dá mais um passo em frente: ao motor elétrico, eletrónica de potência e transmissão, junta-se agora o sistema de gestão térmica. Esta novidade permite que o eixo de transmissão seja mais compacto, mais leve e garanta um maior conforto. Além disso, graças a um sistema de gestão térmica particularmente eficiente, o automóvel viaja maior distância com uma carga de bateria e também a carrega mais depressa.
Por que é tão importante o calor nos carros elétricos?
A primeira coisa que se deve ter em conta é que este tipo de veículos não dispõe do calor residual dos motores de combustão interna para, por exemplo, aquecer o habitáculo. Por outro lado, com temperaturas exteriores altas e baixas, a autonomia e a capacidade de carga da bateria dependem em grande medida de que a bateria mantenha uma temperatura adequada. Por isso, um sistema de gestão térmica tem uma influência significativa na eficiência e na comodidade do veículo. Além disso, integrando este sistema no eixo elétrico, aumenta-se a sua eficiência: requer muito menos espaço e perde-se menos energia ao prescindir de tubagens e cabos desnecessários.
As vantagens do 4 em 1
Este sistema permite a interação otimizada dos sub-sistemas individuais e tem em conta o comportamento térmico dos componentes de acionamento individuais. Por exemplo, é capaz de assegurar que o excesso de calor do motor seja dissipado de maneira eficiente e se utilize no habitáculo do veículo. Para isso, recorre a uma bomba de calor que emprega como refrigerante o dióxido de carbono. Este gás não apenas tem menor impacto no meio ambiente que o refrigerante convencional, mas também tem características físicas que permitem aquecer e arrefecer os veículos de maneira mais eficiente. Como resultado, obtém-se um nível de eficiência de até 96%.
Produção mundial
Com o seu eixo elétrico 4 em 1, a Schaeffler está a desenvolver o seu sistema de propulsão para automóveis elétricos mais completo até ao momento. Trata-se de um conceito que se junta a um amplo portefólio de componentes e sub-sistemas individuais em produção em vários lugares do mundo, e que inclui motores elétricos, transmissões, rolamentos e sistemas de gestão térmica.
Em Setembro de 2021, começou a produção na sua fábrica de Szombathely, na Hungria, a primeira do Grupo Schaeffler dedicada inteiramente à mobilidade elétrica. Uma instalação à qual se junta a fábrica de motores elétricos da Bühl (líder mundial), a de Taicang, na China e a de Wooster, nos EUA.