O automóvel moderno é o resultado de um processo evolutivo de mais de 100 anos. Cada vez mais eficiente, cómodo e seguro, é capaz de funcionar durante várias centenas de milhares de quilómetros. O segredo para conseguir isso é, sem dúvida, realizar uma manutenção eficaz, em que se preste total atenção aos componentes e sistemas sujeitos a desgaste.
Como é evidente, a escolha das peças de substituição adequadas é um passo fundamental neste sentido. No processo de manutenção de um veículo, os profissionais da reparação são em grande medida os responsáveis por prescrever que peças de substituição devem ser utilizadas para proporcionar uma manutenção segura e eficaz. Mas por que motivo é tão importante? É assim em todos os casos? Como sabemos se estamos a escolher bem? Vamos analisar as 5 bases que regem a procura das melhores peças de substituição.
E se gostar de listas, não perca outros posts interessantes publicados no Repxpert, o Blog da Oficina Mecânica, onde lhe mostramos como conseguir uma oficina mecânica mais rentável em 8 passos, as 5 razões para escolher a Schaeffler ou as 8 bases para alcançar o sucesso com uma oficina de clássicos.
E antes de continuar, não se esqueça de subscrever o REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, para não perder nenhuma das nossas publicações e ter acesso a conteúdos exclusivos. Vamos lá ver o post.
1. Por que motivo é tão importante escolher bem as peças de substituição?
Um automóvel é uma máquina complexa onde se juntam cerca de 30 000 peças. Foram todas criadas e testadas de acordo com uns padrões de qualidade e estão pensadas para que funcionem em harmonia. As peças que são sujeitas a desgaste ou que se encontram avariadas devem ser substituídas por peças de substituição da qualidade adequada. Uma peça de substituição de fraca qualidade, incorreta ou que não cumpra as especificações terá uma vida útil inferior e poderá provocar a avaria de um sistema completo, que pode resultar numa avaria maior.

2. Escolher a qualidade original é acertado
No momento de escolher, a qualidade original ou também denominada OE (do inglês original equipment) é a escolha mais segura. Isto indica que a peça é a mesma que se encontrava no veículo de origem, e por isso podemos ter a certeza de que cumpre perfeitamente as especificações esperadas pelo fabricante do veículo. Este detalhe é uma importante garantia de que estamos a escolher a marca e o produto adequados. Na verdade, a sua qualidade fica bem clara quando as peças de substituição são sujeitas a testes mais exigentes, como demonstraram as rótulas da FAG, a marca especialista em chassis da Schaeffler, capazes de suportar cerca de 500 horas de pulverização de sal num teste dinâmico que poucos componentes conseguem superar. Neste post contamos-lhe como as rótulas FAG superaram o teste mais exigente.

3. Mas quem está por trás?
Conhecer o fabricante de cada peça de substituição é algo que o profissional não deve perder. Se tiver dúvidas, já referimos que um bom critério é selecionar os fabricantes que sejam fornecedores de equipamento original. Escolha sempre um fabricante de primeiro nível, uma vez que é quem garante a qualidade do produto e quem responderá se algo não estiver bem. Além disso, confie numa marca que tenha uma estrutura que proporcione assistência no caso de dúvidas. Certifique-se igualmente de que escolhe uma marca líder em inovação, criadora de tendências adotadas pela indústria. Uma condição que as marcas Schaeffler cumprem perfeitamente, como demonstram as inovações desenvolvidas pela FAG em termos de rolamentos ou a polia desacopladora da cambota INA.

4. Serviços: porque não é só o produto que é importante
Também não nos podemos esquecer de um dos principais fatores no momento de escolher uma peça de substituição: os serviços. De facto, no momento de instalar uma peça de substituição, entram em cena novos fatores como a informação ou a assistência. Deve certificar-se de que a peça de substituição que vai instalar tem tudo o que pode necessitar para a sua instalação correta: TecDoc, vídeos tutoriais, binários de aperto, assistência, informação sobre ferramentas especiais
…Tudo isto e muito mais é o que oferece o REPXPERT, a marca de serviços para a oficina da Schaeffler. Não se esqueça que, para aceder a todos estes valiosos recursos, só tem de se registar em www.repxpert.pt. Ah, e não se esqueça que também está disponível na versão App.
.

5. Melhores soluções completas
Tempo é dinheiro, principalmente na oficina. Por isso, o melhor é ir pela certa e evitar erros no momento de realizar uma intervenção, principalmente quando esta for complexa. Foi nesses sentido que a Schaeffler criou o conceito de solução de manutenção, que proporciona, numa única caixa, tudo o que é necessário para realizar uma reparação completa e duradoura. Desta forma, é possível poupar tempo durante o pedido e são eliminados erros quando pedir as peças necessárias.