A inovação é um dos pilares sobre os quais se sustenta a evolução técnica, e os rolamentos de roda não são uma exceção. A Schaeffler, com mais de 2400 patentes obtidas em 2018, é a segunda empresa mais inovadora da Europa e contribui para que o automóvel atual seja cada vez mais limpo e eficiente. Na luta pela máxima eficiência, todos os detalhes são importantes, e os componentes que são invisíveis para muitas pessoas, tal como os rolamentos de roda, podem marcar a diferença. Neste post, convidamos-lhe a conhecer 4 inovações desenvolvidas pela FAG, o especialista em chassis da Schaeffler, que já se encontram no mercado de peças de substituição a nível mundial, mesmo que não se tenha apercebido das mesmas.
1. Composição orbital
Todos os rolamentos de roda devem ser ajustados depois da instalação. No caso dos rolamentos compactos, isto é realizado ao apertar as porcas centrais ou o parafuso central com o binário de aperto especificado pelo fabricante. Durante a vida útil do rolamento de roda, há vários fatores que podem afetar a ligação global do eixo de transmissão, o rolamento de roda e o parafuso ou a porca, criando folgas que podem resultar numa avaria prematura do rolamento.
A composição orbital garante uma ligação sólida entre o cubo e os anéis do rolamento, ajustando ao máximo o conjunto necessário e reduzindo os erros de montagem. Por todas as melhorias proporcionadas, a composição orbital patenteada pela Schaeffler tornou-se num padrão mundial no fabrico de rolamentos de roda.
Durante o fabrico do rolamento, a secção traseira do cubo da roda é transformada através de um “perno rebitado”. Graças a esta tensão, o conjunto do rolamento é ajustado e isso permanecerá durante a vida útil do rolamento. A composição orbital é utilizada nos rolamentos compactos.
2. Anel elástico
A maioria dos rolamentos de roda da Geração 1 está assegurada contra o movimento axial na manga com um anel de segurança. Normalmente, utilizam anéis que podem ser montados e desmontados numa ranhura da manga através de simples alicates.
Os rolamentos de roda da Geração 2 também incorporam um flange que serve, com frequência, como cubo da roda, não sendo possível montar um anel de segurança padrão.
Para fixar de forma segura os rolamentos de roda à manga, a FAG desenvolveu um anel de segurança para os rolamentos de roda da Geração 2: o denominado anel elástico. Este anel está ligado ao anel exterior e encaixa na ranhura correspondente do suporte de eixo durante a montagem e é utilizado em alguns rolamentos da Geração 1 e na maioria dos rolamentos da Geração 2.

3. Ranhuras radiais
Normalmente, as forças são transferidas entre o eixo do motor e o cubo da roda através de uma estria axial do eixo e do anel interior do rolamento. Para satisfazer os crescentes requisitos de redução do CO2 dos fabricantes de veículos, foi desenvolvida uma nova variante de transferência através de ranhuras radiais. Como resultado, o binário transferível aumenta em 50%, é poupado 10% de peso, reduzindo assim as emissões de CO2, e a dinâmica de condução do veículo aumenta.
As ranhuras radiais são mecanizadas tanto no eixo do motor como na extremidade do lado da transmissão do cubo da roda. Graças ao maior diâmetro da coroa de engrenagem obtém-se um maior binário transferível e redução de peso. Esta tecnologia está presente nos rolamentos de roda da Geração 3. Durante o fabrico, a cravação orbital e as ranhuras radiais são realizadas num único passo. O perno rebitado, que forma a cravação orbital com movimentos escalonados, também forma as ranhuras ao mesmo tempo.

4. Retentor de binário de fricção reduzido (LFT)
No mercado, é possível encontrar diversas variantes de retentores para rolamentos de roda. Todos estes possuem vários lábios obturadores que vedam a superfície de contacto com o anel giratório do rolamento. Quando estes entram em contacto, é produzida uma fricção que pode provocar dificuldades. Como solução, a FAG desenvolveu um retentor de binário de fricção reduzido com menos lábios obturadores em conjunto com um conceito de retentor semelhante ao de um labirinto.
Este inovador desenho evita que a humidade externa e a sujidade se aproximem dos lábios obturadores delicados, sendo que o retentor agora apenas necessita dois lábios. Um pequeno detalhe que proporciona grandes benefícios: a fricção do rolamento é reduzida em 50%, o que tem um impacto positivo no consumo de combustível e nas emissões de CO2.
