Graças às corridas, adquirimos conhecimentos que muitas vezes acabam por ser incorporados nos veículos de série. Por isso, gostamos da competição e de testar as tecnologias em condições extremas. A presença da Schaeffler no automobilismo de elite sobe um novo degrau com o novo DTM Electric, o veículo que define o futuro imediato de um dos campeonatos mais importantes do calendário internacional.
O início
A Schaeffler deu os seus primeiros passos no desporto automóvel com a sua entrada como parceiro tecnológico na ABB FIA Fórmula E, na primeira temporada, na época de 2014. A sua participação na equipa Audi Sport ABT Schaeffler saldou-se por inúmeras vitórias individuais e dois títulos mundiais. Além disso e ainda mais importante, garantiu a recolha de uma grande quantidade de valiosa informação, obtida nas condições extremas típicas das competições em pista. Mas não foi apenas no asfalto. A Schaeffler deu esta temporada o salto para o WRC, o exigente campeonato mundial de ralis. A sua filial Compact Dynamics é, desde esta temporada, o fornecedor dos sistemas híbridos que se utilizam nesta categoria. Trata-se de um sistema híbrido de alto rendimento com topologia P3 (motor elétrico acoplado à transmissão) que combina motor, gerador e unidade de controlo com uma bateria que ocupa um espaço extremamente pequeno e oferece a máxima densidade de potência. Para saber mais, não percas este post no qual te explicamos com detalhe a participação da Schaeffler no WRC.
Uma nova era para o DTM
A relação entre a Schaeffler e o DTM é longa e tem dado muitos frutos. O popular campeonato de turismos alemão serviu para pôr à prova componentes e sistemas durante muitas temporadas. Só este ano, para não ir mais longe, a Schaeffler apoia não apenas o BMW M4 GT3 pilotado por Marco Wittmann (imagem acima), mas também está testando um novo componente. Trata-se de um atuador hidrostático da embraiagem, desenhado para proporcionar arranques mais rápidos. Contudo, a verdadeira revolução para o DTM está por chegar. Já em 2020, a Schaeffler testou o primeiro protótipo daquele que será o primeiro automóvel elétrico deste campeonato. Com quase 1200 cv de potência, oferece um nível de prestações semelhante ao de um Fórmula 1. Na parte dinâmica, o veículo está equipado com quatro motores desenvolvidos pela Schaeffler que podem ser controlados de forma seletiva nas quatro rodas, para atingir uma tração perfeita em todas as condições imagináveis em pista. Isto é possível graças ao “torque vectoring”, uma tecnologia que já pudemos ver no protótipo Schaeffler 4ePerformance.
A aceleração do novo DTM também é impressionante: o sprint dos 0 aos 100 km/h demora apenas 2,4 segundos. Ou seja, menos 0,4 segundos do que necessitam os carros de combustão atualmente utilizados. O Schaeffler Electric foi desenvolvido em estreita colaboração entre a organização do DTM, ITR e a Schaeffler, que assim passa a ser um parceiro para a inovação do DTM.
A visão toma forma
A Schaeffler já apresentou a próxima fase da evolução do DTM Electric, o DTM Electric Design Model (na imagem acima). O seu desenho reflete o aspeto que vão ter no futuro os carros elétricos do DTM e foi criado com a possibilidade de as diversas equipas e marcas o personalizarem em termos de estilo. No próximo passo do desenvolvimento, a Schaeffler combinará a tecnologia de ambos os protótipos. O automóvel resultante será muito parecido ao que veremos competir no novo campeonato DTM elétrico, previsto para 2023.