Neste blog, mantemos-lhe informado sobre tudo o que está relacionado com os produtos e soluções de manutenção que a Schaeffler oferece ao mercado de peças de substituição. Novidades, conselhos de montagem, diagnóstico ou análise do produto são alguns dos temas que pode encontrar ao navegar pelo REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica. No entanto, mais além do dia-a-dia da oficina, a nova mobilidade e as mudanças que implica no setor ganha cada vez mais importância. Por isso, incluímos regularmente conteúdos de interesse para o profissional na nossa secção inovação.
Neste caso, o protagonista é o carro autónomo, isto é, o carro que em nenhum momento necessita condutor. São os veículos denominados de Nível 5, que em nenhum momento podem ser conduzidos. Caso pretenda familiarizar-se com os níveis de autonomia, recomendamos-lhe que dê uma vista de olhos a este post no qual lhe indicamos as bases do carro autónomo.
O carro autónomo é uma inovação que já se encontra há várias décadas no imaginário da indústria automóvel, mas parece que agora está mais perto do que nunca. Fatores como a problemática do trânsito nas cidades ou o auge do comércio online contribuíram para o seu desenvolvimento, e o momento de ver este tipo de veículos em circulação parece estar cada vez mais perto: 2023 é a data anunciada pela Schaeffler para que a sua nova plataforma flexível e personalizável para veículos autónomos fique disponível.
Desenvolvida em colaboração com a Mobileye, uma empresa da Intel e fornecedor líder de soluções de condução automatizada, trata-se de um conceito flexível que permitirá que os prestadores de serviços de mobilidade e transporte de mercadorias tenham à sua disposição veículos completamente autónomos para o transporte de pessoas e mercadorias, em relação aos quais os tempos de funcionamento e a eficiência podem sofrer um aumento significativo. Este novo conceito é o resultado da nova combinação da nova plataforma da Schaeffler com o sistema de condução autónoma Mobileye Drive™.
O chassis circulante da Schaeffler
Esta inovadora plataforma modular reúne uma ampla gama de tecnologias desenvolvidas pela Schaeffler, que permitem a implementação de diversas variantes graças ao seu espaço translúcido, um conceito que já foi adiantado pelo protótipo Schaeffler Mover. Este espaço é possível graças à combinação de uma transmissão simples através de um eixo elétrico e direção central com os conhecidos Schaeffler Corner Modules, os módulos de canto, que tiveram um desenvolvimento adicional para a sua produção em série. Integram o motor do cubo da roda, a suspensão da roda, incluindo a suspensão pneumática que permite baixar o veículo para a entrada, o acionador para a direção eletromecânica e um travão. Além disso, permitem um ângulo de viragem de até 90 graus, o que proporciona uma excelente manobrabilidade à plataforma.
O sistema de condução autónoma Mobileye Drive™
O complemento da plataforma desenvolvida pela Schaeffler é o sistema de condução autónoma Mobileye DriveTM, que tem dois subsistemas independentes (câmaras e radares + “Lidar’s”), que permitem obter uma perceção bastante sólida do meio envolvente, fundamental para a tomada de decisões num meio de segurança rodoviária. Além disso, este sistema de condução autónoma pode ser implementado sem limitações geográficas graças à sua tecnologia de mapeamento colaborativa.