As corridas de automóveis autónomos já são uma realidade. A Schaeffler forma parte do Indy Autonomous Challenge, uma das mais importantes corridas para automóveis sem condutor, fornecendo o sistema Space Drive a todos os participantes. Para a Schaeffler, esta participação é uma nova oportunidade para avançar para a comercialização de veículos totalmente autónomos e para o desenvolvimento de sistemas avançados de assistência ao condutor.
O automóvel autónomo representa, ao lado da eletrificação, um dos grandes desafios da mobilidade. A Schaeffler está a contribuir para o desenvolvimento deste conceito com diversas tecnologias em torno de novos conceitos de chassis que vão tornar possível que os veículos circulem sem a ajuda de um condutor.
Neste sentido, os sistemas drive by-wire como o Space Drive da Schaeffler Paravan são uma tecnologia chave, já que permitem integrar todas as funções relacionadas com a condução de um modo seguro e intuitivo. Trata-se de um conceito que alcançou um avançado estado de desenvolvimento, com mais de mil milhões de quilómetros percorridos, sem falhas nem acidentes. Se queres saber mais sobre este assunto, não deixes de ler o post no qual te contamos as sete chaves do veículo autónomo que aí vem.
O teste da competição
Como já referimos neste blog, a competição é um dos bancos de provas preferidos da Schaeffler. Por isso, as tecnologias de automatização já estão presentes em vários campeonatos. O Space Drive é utilizado como sistema de direção eletrónica no Porsche 911 GT3 R da equipa KÜS75 Bernhard e no Fiesta de ralis do ex-piloto de WRC e embaixador da Schaeffler, Armin Schwarz. O objetivo em ambos os casos é combinar a sensibilidade total e sem filtros de uma solução mecânica, com as possibilidades digitais que oferece a Space Drive. Por exemplo, os condutores podem selecionar um mapa de direção individual que se ajustará automaticamente às mudanças de equilíbrio do veículo ao longo da corrida e assim reduzir claramente o desgaste dos pneus.
Indy Autonomous Challenge
Contudo, a grande novidade é a chegada deste sistema às corridas totalmente autónomas: a Schaeffler Paravan equipa todos os concorrentes no Indy Autonomous Challenge, um evento dotado de 1,5 milhões de dólares de prémios, no qual se inscreveram estudantes de um total de 37 universidades. Está previsto que os automóveis autónomos compitam entre si em diversas provas realizadas no circuito de Indianápolis (EUA). A Schaeffler proporciona a todas as equipas participantes o seu sistema Space Drive: o hardware, a formação e o apoio necessários. Durante a competição, cada equipa programa o seu próprio software, num monolugar de corridas com chassis Dallara IL-15 modificado para competir com este sistema de condução e direção.
A Schaeffler e os sistemas ADAS
A tecnologia Space Drive da Schaeffler inclui um sistema de controlo e condução, com motor de três etapas e multi-redundante, que serve como unidade de controlo central para converter os sinais digitais em ordens de condução reais na corrida. A última geração desta tecnologia, o Space Drive 3, já está pronta para a produção em pequenos volumes, preparando-se assim o próximo desafio no caminho da Schaeffler em direção aos novos sistemas ADAS.