A eletrificação do parque automóvel é uma realidade. Os veículos elétricos e híbridos abrem caminho no mercado. Trata-se de uma transformação gradual que ainda tem alguns anos pela frente, mas que já é imparável. Se for profissional da mecânica, certamente alguma vez terá instalado algum componente de transmissão LuK, de motor INA ou de chassis FAG. Mas neste post vamos falar sobre um componente que a Schaeffler começou a produzir em série: o motor elétrico. Trata-se de uma novidade de equipamento original, mas também uma novidade que, provavelmente, daqui a uns anos chegará ao sector de peças de substituição independente sob a forma de solução de manutenção para veículos elétricos.
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Trata-se, evidentemente, de uma grande notícia que manifesta o importante papel que a Schaeffler desempenha na indústria automóvel e representa um marco que começou há mais de 20 anos. Desde então, a Schaeffler tem estado implicada no desenvolvimento de tecnologias de propulsão e transmissão para veículos híbridos e elétricos. As vitórias obtidas na Fórmula E, a categoria rainha do automobilismo elétrico, desde o seu início em 2014 foram apenas o adiantamento de um período acelerado, com marcos como a transmissão para eixos elétricos lançada em 2017 e que se pode encontrar nos Audi E-Tron e, mais recentemente no Porsche Taycan, sem nos esquecermos da sua contribuição para o desenvolvimento dos conceitos híbridos de 48 volts, também conhecidos como híbridos suaves, e que representam o primeiro passo para a eletrificação.

Início da produção de motores
Este ano de 2021 assinala o início da produção em série dos módulos híbridos, transmissões híbridas e transmissões para eixos elétricos. A base do motor elétrico da Schaeffler é uma plataforma modular que terá várias aplicações em veículos de passageiros, assim como em veículos industriais. Além disso, em 2024, começará a fornecer as denominadas transmissões híbridas dedicadas, formadas por dois motores elétricos e uma transmissão integrada com eletrónica de potência.

Um fornecedor de futuro
Desde o ponto de vista da oficina, é preciso fazer a seguinte pergunta: Quais são as vantagens de que um fornecedor como a Schaeffler produza motores elétricos? A resposta é óbvia, ter um parceiro como a Schaeffler garante uma clara orientação para o futuro. Uma prova disso é que a Schaeffler lançou em 2020, sob a sua marca INA, a primeira solução de manutenção para veículos híbridos suaves: INA FEAD KIT 48 volts. Esta é sem dúvida a primeira de muitas formas como Schaeffler responderá aos desafios que o profissional da reparação automóvel _enfrenta.