O acionamento de embraiagem joga um importante papel nos sistemas de embraiagem modernos. Representa a conexão entre o pedal e a embraiagem e tem uma influência decisiva na experiência de condução. A sua missão adquire especial importância quando se trata de um veículo industrial. Tanto pelas forças a que está submetido, como pelas exigentes condições de funcionamento, todos os seus componentes devem oferecer um funcionamento ótimo. Isto é especialmente importante quando nos referimos a um acionamento de embraiagem, já que só assim se pode garantir que o desengate seja fácil de atuar e que o fluxo de potência possa ser doseado com segurança.
Por isso, na altura de substituir o mecanismo de acionamento de embraiagem, a melhor escolha para o profissional passa por confiar na marca líder que te oferece os mais elevados padrões de qualidade. Neste mesmo blog, já tivemos a oportunidade de mostrar as vantagens da tecnologia de forras de embraiagem HD30, desenvolvida pela Luk para a sua gama de veículos industriais. Agora, vamos centrar a nossa atenção nas últimas novidades em matéria de acionamento de embraiagem, destacando o novo CPCA, o atuador concêntrico pneumático.
Os veículos atuais estão usualmente equipados com um acionamento hidráulico de embraiagem. Os principais componentes são o cilindro escravo, o cilindro mestre, o rolamento de desengate e os correspondentes tubos de pressão hidráulica. Nos sistemas totalmente hidráulicos, utiliza-se um cilindro escravo concêntrico (CSC), que combina o cilindro escravo e o rolamento de desengate num só componente. Se queres conhecer mais detalhes sobre este sistema, não percas o post acionamento hidráulico: descobre como funciona.
LuK, a marca especialista em transmissão da Schaeffler, desempenhou um papel decisivo no desenvolvimento da tecnologia de acionamento hidráulico de embraiagens. Hoje em dia, desenvolve e produz todos os componentes do sistema de acionamento hidráulico de embraiagem como peças de substituição para o mercado do pós-venda independente, sempre com qualidade original.
Tecnologia pneumática
A principal novidade em matéria de acionamento de embraiagens de veículos industriais é o atuador concêntrico pneumático (CPCA). Em comparação com a tecnologia mecânica ou hidráulica, este componente utiliza ar para o acionamento da embraiagem. Para isso, aproveita o circuito que os camiões e autocarros têm para os seus sistemas de travagem. Trata-se de uma tecnologia que poupa espaço, peso, e que oferece uma vida útil mais longa, graças à redução da tensão nos componentes.
Uma vista de olhos à gama LuK
A seguir, podes ver uma seleção das aplicações da gama LuK que incluem sistemas de acionamento de embraiagem pneumático:
5100370100 | CSC, CRS | VOLVO | FM, FE, FH, 9700, B9, FMX, FH II, FH16 II, FE II, FMX II, B11, 7900, 9500, 9900, FM II |
5100370100 | CSC, CRS | RENAULT TRUCKS | PREMIUM 2, MAGNUM, KERAX, T, D, K, C, D ACCESS |
6433424330 | RepSet Pro with CSC | RENAULT TRUCKS | T, C, K |
6433424330 | RepSet Pro with CSC | VOLVO | FH, FH II, FM, FM II, FMX II, B11, 9700, 9900 |
6433416330 | RepSet Pro with CSC | VOLVO | FH16 II |
6433455330 | RepSet Pro with CSC | VOLVO | FM, FH, FH II, B12, 9900, 9700, FMX |
6433455330 | RepSet Pro with CSC | RENAULT TRUCKS | PREMIUM 2, MAGNUM, KERAX, C |
6433460330 | RepSet Pro with CSC | RENAULT TRUCKS | PREMIUM 2, C, D, D ACCESS |
6433460330 | RepSet Pro with CSC | VOLVO | FE II, 9500, FM, FMX II |
6433463330 | RepSet Pro with CSC | RENAULT TRUCKS | T, C, D, K |
6433463330 | RepSet Pro with CSC | VOLVO | FM, FMX II |
6433456330 | RepSet Pro with CSC | VOLVO | FM, 9700, 9900, B11, B12, B9, FE, FMX |
6433456330 | RepSet Pro with CSC | RENAULT TRUCKS | PREMIUM 2, KERAX |