Não há dúvida de que a caixa CVT se posicionou como um dos conceitos de transmissão favoritos da indústria mundial. Um dos seus elementos fundamentais, a corrente CVT, superou recentemente os mais de dez milhões de unidades fabricadas. Este inovador componente patenteado pela Schaeffler é um dos elementos base da caixa CVT sujeitos a desgaste. Por isso, a Schaeffler levou-a para o mercado de peças de substituição sob a forma de solução de manutenção completa, em conjunto com a guia. Neste post vamos saber mais sobre este conceito de transmissão capaz de oferecer uma aceleração linear e sem saltos que estará equipada em cada vez mais veículos.
Nas transmissões continuamente variáveis ou CVT (do inglês Continuous Variable Transmision), a corrente CVT transmite a potência de forma contínua entre duas polias. Graças ao desenho cónico das polias (ver imagem) por onde a corrente passa, o raio de rotação varia à medida que é regulada a distância entre ambas as polias. Assim, é possível ajustar a relação necessária de acordo com as necessidades de condução de uma forma praticamente infinita, e tudo sem que a entrega de potência seja interrompida. Como resultado, este tipo de transmissões é mais eficiente do que as caixas de velocidades automáticas tradicionais de conversor hidráulico de binário, e muito mais suave.

A tecnologia da corrente CVT da Schaeffler estabeleceu o padrão para este tipo de transmissões. Graças ao seu desenho modular, cobre todo o leque de requisitos, desde automóveis pequenos até aos do segmento meio alto. Ao ser apresentada ao profissional da reparação como uma solução de manutenção que inclui o respetivo guia, este inovador produto da Schaeffler oferece uma importante oportunidade de negócio para as oficinas independentes. É possível reparar in situ este tipo de caixas de velocidades, sem recorrer a um especialista.
Esta é a vocação do LuK RepSet CVT, tal como tem ocorrido com outras inovações em termos de transmissão da Schaeffler, como o volante bimassa ou a caixa de velocidades de dupla embraiagem, seja a seco ou húmida. Inicialmente, o LuK RepSet CVT está disponível para reparar as chamadas transmissões Multitronic do Grupo VAG, isto é, Audi, Seat, Skoda ou Volkswagen. A Schaeffler já está a trabalhar em aplicações para outros fabricantes que também recorrem a este tipo de transmissões como a Nissan ou Subaru.

Um conceito com muito futuro
Em conjunto com a importante presença da caixa CVT no parque atual, convém destacar que, além disso, tem um grande futuro pela frente. Em 2016, a Schaeffler apresentou a aplicação da sua tecnologia CVT para híbridos com ligação direta, uma inovação premiada que manifestou até que ponto esta tecnologia continuará entre nós. De facto, os especialistas estimam que, dentro de cinco anos, 30 por cento de todas as transmissões automáticas de veículos de passageiros serão do tipo CVT. Se pretender conhecer mais sobre a solução de manutenção LuK RepSet CVT, visite www.repxpert.pt.