Atualmente, o acionamento do sistema auxiliar tem de dar uma resposta a cada vez mais componentes. Além disso, os motores dos veículos são cada vez mais pequenos e mais eficientes, sendo que houve uma mudança na tipologia das correias auxiliares. De facto, a correia trapezoidal convencional já não é adequada para satisfazer estas exigências. Por isso, nos veículos modernos, as correias estriadas representam a tecnologia de vanguarda. Neste post, vamos contar-lhes tudo sobre as correias auxiliares estriadas.
1. Têm um desenho plano
Ao contrário da correia trapezoidal convencional, a correia estriada possui um desenho plano e várias estrias que avançam na vertical ao longo da correia (em algumas aplicações, estas podem estar inclusive em ambos os lados). Estão presentes em 95% dos veículos novos.
2. São resistentes à abrasão
A parte posterior da correia está fabricada com borracha sintética de etileno propileno dieno (EPDM) especialmente resistente à abrasão. Se quiser saber mais sobre como se fabricam, não perca este vídeo:
3. Vantagens das correias estriadas
Podem transferir maiores forças; suportar maiores cargas; são mais flexíveis, permitem ângulos envolventes em espaços reduzidos e podem ser utilizados para acionar vários componentes auxiliares de forma mais eficiente.
4. Gama de produto INA: trapezoidais e estriadas
A INA oferece uma gama líder no mercado de correias trapezoidais e correias estriadas de alta qualidade para poder substituir as correias nos sistemas auxiliares do modo mais fácil. No caso das correias trapezoidais, ainda há 5% de veículos novos que as têm equipadas e continuam a ser essenciais para os veículos mais antigos. No caso das correias estriadas, a INA oferece a maior variedade de larguras, tipos e comprimentos, sempre com a qualidade OE.

5. Recomendações de armazenamento
A INA oferece uma série de recomendações aquando do armazenamento das correias auxiliares:
1.Armazenar em espaços fechados bem ventilados
2.Armazenar à temperatura ambiente (15 ºC – 35 ºC)
3.Armazenar a uma humidade de 70% (valor de referência)
4.Manter as correias afastadas de óleos, combustíveis ou ácidos
5.Não expor as correias à luz direta do sol ou à luz artificial com radiação UV
6. Principais sintomas de danos nas correias

A correia deve ser substituída em qualquer um destes 5 casos, e não se esqueça que os ruídos no acionamento de grupos auxiliares são sempre um sinal de advertência de possíveis danos:
1. Acumulação de material da correia causada por uma abrasão grave. Nestes casos, a causa costuma encontrar-se em vibrações da correia, nos danos causados por objetos ou agentes externos ou no desalinhamento da correia.
2. Fissuras. As causas podem resultar de danos causados por objetos ou agentes externos.
3. Erosão lateral. Provocada por fortes vibrações da correia ou pelo desalinhamento da mesma.
4. Erosão dos canais. Devido a danos causados durante o processo de instalação da correia ou ao desalinhamento.
5. Desgaste ou fissuras nas estrias. Costuma ocorrer devido a fortes vibrações da correia, ao funcionamento incorreto do tensor ou da polia do alternador ou ao desalinhamento da correia.
7. Como interpretar o nome da correia

As correias estriadas da INA estão disponíveis numa ampla variedade de larguras, tipos e comprimentos. Para poder identificar as correias de forma rápida e fiável e para que sejam instaladas sem erros, estas foram marcadas de forma clara e inequívoca:
FB: Abreviatura de FEAD Belt
Número de canais: 6
Tipo de correias: XX
Comprimento da correia em mm: 1880
8. Abreviaturas que deve conhecer para os tipos de correias

PK: padrão. Para acionamentos por correia convencionais. Também para acionamentos com função start/stop através de motor de arranque.
XPK: X=Extraforte. 1.Para acionamentos por correia em sistemas complexos. Estrutura especial estriada com fibra de aramida. 2.Apto para acionamentos por correia com função start/stop. 3.Permite pequenas deformações e altos ciclos de flexão.
APK: A=Alternador de arranque por correia (BAS). Para acionamentos por correia com alternador de arranque. 1.Arranques silenciosos e sem vibrações durante toda a sua vida útil.
PDK: D=Duplo. Para acionamentos por correia em sistemas reduzidos. 1.Correia com perfil estriado de dupla face. 2.Os componentes auxiliares são acionados por ambos os lados da correia.
EPK: E=Elástica. Para acionamentos de correia sem tensor. 1.Elementos de tensão especialmente desenhados que mantêm a tensão correta da correia. 2.Requer uma ferramenta especial de instalação para evitar o alongamento excessivo da correia durante a montagem.