A LuK é a marca especialista em transmissões da Schaeffler. A sua gama inclui componentes e soluções de manutenção para veículos de passageiros, veículos comerciais, veículos industriais e veículos agrícolas. Para estes últimos, oferece ao mercado de peças de substituição mais de 2000 referências para 112 marcas de tratores, isto é, praticamente todo o mercado. Em conjunto com a qualidade e durabilidade dos seus produtos, a LuK oferece uma ampla oferta de informação e ferramentas para a oficina agrícola sob a sua marca de serviços REPXPERT. Entre muitos outros conteúdos, pode encontrar uma ampla secção de diagnóstico de avarias no portal www.repxpert.pt. Neste novo post, contamos-lhe as causas e soluções que se escondem por trás de uma embraiagem de trator que patina. Se estiver interessado nos veículos agrícolas, não perca os posts publicados neste blog em que falamos sobre as principais causas de avaria em embraiagens de trator ou sobre o diagnóstico e manutenção do amortecedor de torção do trator.
Como já sabe, a função da embraiagem é transmitir o movimento do motor para a transmissão através da embraiagem sem a perda de potência. Se a embraiagem patinar, é porque a velocidade do motor é diferente daquela que chega à transmissão. Trata-se de uma avaria fácil de detetar: as rotações do motor aumentam, mas a velocidade das rodas ou o PTO não são capazes de refletir esse aumento.
A importância do estado da superfície de desgaste do volante.

Antes de começar, deve ter em consideração que os técnicos do REPXPERT recomendam a inspeção de todas as superfícies de desgaste do volante, com o restabelecimento de qualquer altura ou profundidade aquando da substituição da embraiagem. As superfícies desgastadas, desiguais, fissuradas ou muito polidas devem ser sempre todas inspecionadas. E agora vamos rever as 11 causas mais prováveis que estão por trás de uma embraiagem de trator que patina.
1. Causa: revestimento ou superfície de fricção do disco de embraiagem desgastado
Solução: a fricção do disco de embraiagem sofreu um desgaste abaixo dos seus limites até ao ponto de os rebites entrarem em contacto com a superfície do prato de pressão. Ao chegar a esse ponto, o disco de embraiagem esgotou a sua vida útil, o que significa que deve ser substituído.
2. Causa: revestimento ou superfície de fricção do disco de embraiagem danificado
Solução: a fricção do disco de embraiagem foi danificada ou destruída. As causas podem ser o calor excessivo provocado quando patina ou a contaminação. É necessário substituir o disco de embraiagem.
3. Causa: revestimento ou superfície de fricção do disco de embraiagem contaminado
Solução: o material de fricção sofreu uma contaminação com óleo ou massa lubrificante. As causas podem ser a lubrificação excessiva das estrias do disco durante a montagem ou a presença de fugas no retentor da cambota do motor/caixa de velocidades. É necessário substituir o disco de embraiagem.
4. Causa: força de compressão da embraiagem insuficiente
Solução: a mola de diafragma da embraiagem é responsável por proporcionar a força de compressão para a mesma. O calor excessivo na embraiagem pode acabar por destruir a mola de diafragma, sendo necessário substituir a embraiagem.
5. Causa: rigidez na embraiagem
Solução: por vezes, as pontas do prato de pressão podem acabar por ficar rígidas, o que provoca danos e faz com que a sua substituição seja necessária.
6. Ajuste incorreto do sistema de embraiagem
Solução: o sistema de embraiagem não tem folga suficiente, o que pode fazer com que a embraiagem funcione parcialmente desacoplada. Esta circunstância provocará o aquecimento do disco de fricção devido à patinagem. É necessário verificar os ajustes do curso livre do rolamento de encosto da embraiagem.
7. Causa: anomalia nos sistemas de embraiagem hidráulicos
Solução: um ajuste incorreto pode provocar uma pré-carga do rolamento de embraiagem, o que faz com que a embraiagem patine. É necessário verificar se os ajustes do cilindro principal e escravo são corretos.
8. Causa: sistema de embraiagem rígido ou sujo
Solução: verificar se o sistema de embraiagem se movimenta o suficiente e não está contaminado com detritos. Lubrificar todas as cavilhas e casquilhos. Verificar os cabos para detetar se há rigidez.
9. Causa: o trator está a ser utilizado para uma carga de trabalho incorreta
Solução: o trator está sujeito a operações que vão mais além das suas capacidades de conceção, como por exemplo: rebocar uma carga demasiado pesada, trabalhar com uma maquinaria externa que requer uma maior potência de CV (kW) ou trabalho excessivo da pá carregadora.
10. Causa: erro de condução do utilizador
Solução: o utilizador pode ser responsável por fazer com que a embraiagem patine por um estilo de condução errado. É importante não colocar peso sobre o pedal da embraiagem quando não é necessário.
11. Causa: curso do pedal restringido
Solução: verificar se há obstruções que possam impedir que o pedal seja pisado a fundo, assim como o ajuste de paragem do pedal.