Ao contrário de um volante motor rígido, o volante bimassa é um componente complexo formado por várias peças ajustadas com precisão. Evitar falhas no volante bimassa e reclamações posteriores por ruídos ou vibrações depende da forma como se realize a sua manipulação antes e durante a sua substituição.
Neste novo post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, reunimos 7 conselhos dos nossos técnicos, que resultam de anos de estreito contacto com os profissionais da reparação. É possível evitar falhas no volante bimassa se seguir estes conselhos.
Se estiver interessado neste tema, não se esqueça de consultar outros posts que dedicámos ao volante bimassa, desde a forma como o substituir sem erros até à sua origem e função.

1. Cuidado com as quedas
Os volantes bimassa que tenham sofrido um dano por uma queda no solo não devem ser novamente montados. Uma queda poderia danificar o rolamento de esferas ou o casquilho central, deformar os dentes do sensor de rotações ou provocar um grande desequilíbrio.
2. Evitar movimentos forçados
No caso dos volantes bimassa com casquilho central, a massa secundária não deve ser movida no sentido axial com demasiada força, uma vez que esse casquilho poderia ser danificado.

3. Limpar com cuidado…
Se necessário, pode limpar a superfície de fricção do volante bimassa através de um pano humedecido com um produto de limpeza dissolvente de massa lubrificante. O produto de limpeza nunca deve penetrar no volante bimassa.
4. …e nunca a máquina
Lembre-se que não é possível lavar o volante bimassa numa máquina de lavar peças ou ao utilizar um aparelho de limpeza de vapor ou de alta pressão.
5. Não retificar
Não é possível retificar a superfície de fricção do volante bimassa. A
retificação provocaria a debilitação dessa superfície e impediria que fosse
possível garantir o seu funcionamento correto.
6. Utilizar os parafusos corretos…
Devem ser utilizados parafusos com o comprimento correto para a embraiagem. A utilização de parafusos de fixação do prato de embraiagem demasiado compridos pode fazer com que estes contactem contra a massa primária do volante e provoquem ruídos e possam mesmo chegar a bloquear o volante. Os parafusos demasiado compridos também danificam o rolamento de esferas ou retiram o mesmo da sua sede.

7. …e sempre novos
É necessário utilizar sempre parafusos de fixação novos. Os parafusos que fixam o volante bimassa à cambota são para utilização única, tal como lhe contamos neste post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica.