Como já comentámos em vários dos nossos posts, para realizar uma intervenção no sistema de embraiagem é importante ter os conhecimentos adequados. Mas muitas vezes não é suficiente. Ter as ferramentas adequadas é essencial para que o profissional realize uma reparação sem falhas. É o caso da ferramenta de embraiagem autoajustável, um elemento fundamental para evitar desajustes ou danos no volante motor aquando da instalação de uma embraiagem autoajustável LuK SAC (do inglês Self Adjusting Clutch).
Neste post do REPXPERT, o blog da Oficina Mecânica, vamos rever as anomalias que podem ocorrer se não utilizarmos a ferramenta de embraiagem ajustável adequada.
E lembre-se que a Schaeffler oferece ao mercado de peças de substituição a sua embraiagem autoajustável LuK SAC, um componente líder no mercado, com qualidade OE e disponível como solução de manutenção completa. Se pretender descobrir mais sobre a tecnologia Luk SAC, não perca este post.
As embraiagens autoajustáveis incluem um sistema de ajuste que permite à superfície de fricção do prato de embraiagem aproximar-se do disco à medida que este se desgaste. O objetivo é que tanto as pontas do diafragma como a pressão e o curso da embraiagem permaneçam inalterados ao longo de toda a sua vida útil. Se montarmos uma embraiagem deste tipo sem a ferramenta especial, corremos o risco de que ocorra um desajuste do conjunto, aproximando a superfície de fricção mais do que necessário ao disco. O efeito produzido é o mesmo que ter um disco com maior espessura. A força do diafragma deve ser vencida com os parafusos que unem a carcaça da prensa ao volante, podendo chegar a danificar a rosca no volante.

Com a ferramenta especial de embraiagem autoajustável poderemos montar o conjunto sem pressão, isto é, como se o pedal de embraiagem estivesse acionado. O objetivo é realizar uma montagem correta da embraiagem, em que todas as pontas do diafragma de embraiagem fiquem alinhadas à mesma altura, para que o sistema de ajuste seja corretamente ativado, ao garantir o funcionamento correto da embraiagem.


Caso contrário, é possível que ocorram as seguintes anomalias de funcionamento:
1. As pontas do diafragma de embraiagem não ficam alinhadas à mesma altura.
O rolamento de desengate não se apoia corretamente, podendo produzir trepidação, vibrações no pedal, ruídos ou a deterioração do sistema de acionamento.
2. O sistema de ajuste salta e a superfície de fricção do prato desloca-se.
Isto faz com que o espaço de libertação do disco se reduza parcialmente, o que pode provocar o arranhar ao engrenar as relações de velocidades, ou até que o prato se desloque totalmente, impedindo que o disco se solte.
3. O sistema de ajuste descentraliza-se no interior da prensa.
Como consequência, o sistema de ajuste ficará bloqueado e não poderá regular, sendo que o conjunto de embraiagem começará a patinar depois de um breve período de utilização.
4. Rotura física do volante bimassa.
Nalguns modelos, é possível que os parafusos de fixação da prensa ao volante bimassa não enrosquem no respetivo alojamento (p. ex. um par de fios de rosca). Isto não é suficiente para vencer a força da prensa sendo que danificam a rosca do volante e provocam danos irreversíveis.