A solução de manutenção para embraiagens LuK RepSet é, sem dúvida, o principal produto da marca especialista em transmissões da Schaeffler. O motivo? É simples, para além de incluir todos os componentes necessários para a substituição de uma embraiagem, também está disponível para qualquer tecnologia que possa imaginar. Há um RepSet com volante bimassa incluído, outro orientado a embraiagens duplas tanto a seco como húmidas e incluindo um RepSet para caixas CVT. Desta vez, vamos falar sobre o LuK RepSet Pro, a solução de manutenção para embraiagens de acionamento hidráulicas.
O sistema de acionamento da embraiagem está muito associado à experiência de condução: conseguir arranques mais suaves, aplicação de mudanças mais precisas e simples ou menos ruídos depende em grande medida de como a embraiagem é acionada. Tal como já lhe referimos neste blog, a embraiagem de acionamento hidráulico representou um grande avanço em relação aos sistemas acionados por cabo, os quais estavam em maioria no mercado até ao início dos anos 80 do século passado. Nesses sistemas, a força gerada pelo condutor era transmitida a partir do pedal da embraiagem para um mecanismo de alavanca na tampa da embraiagem através de um cabo. Nesse momento, a embraiagem era acionada através da forquilha e de um rolamento de embraiagem, o que oferecia um funcionamento bastante longe dos padrões atuais. Por isso, atualmente, a indústria virou-se claramente para o acionamento hidráulico. Esta tecnologia pode ser encontrada em duas variantes: embraiagens de acionamento semi-hidráulico e embraiagens de acionamento hidráulico.
Nos dois casos, o papel que era antes desempenhado pelo cabo passou para uma secção hidráulica, que é constituída por um cilindro principal no pedal, uma tubagem e um cilindro secundário. Passamos agora para as diferenças: num sistema semi-hidráulico, o cilindro escravo (secundário) da embraiagem obtém a pressão que procede do tubo da embraiagem e transfere a mesma para a forquilha da embraiagem, enquanto no sistema totalmente hidráulico esta função é desempenhada por um rolamento escravo concêntrico (CSC ou rolamento hidráulico). Esse rolamento hidráulico está instalado no cárter da transmissão e “veda” o veio de entrada da caixa de velocidades.

O sistema de acionamento está sujeito a desgaste
Esta localização dos cilindros de acionamento (rolamento ou escravos) no cárter da caixa de velocidades implica que estes componentes ficam expostos a elementos externos como o calor, o pó, a abrasão, a humidade ou a alguma contaminação de óleo. Tratam-se de elementos que implicam um desgaste além daquele que ocorre à medida que passam os quilómetros. Por isso, a Schaeffler recomenda que os cilindros de embraiagem sejam substituídos aquando da reparação da embraiagem.

O segredo: substituir todos os componentes
O conceito de solução de manutenção criado pela Schaeffler para o mercado de peças de substituição implica a substituição de todos os componentes sujeitos a desgaste para uma reparação profissional e duradoura. Para isso, o mecânico tem à sua disposição todos estes componentes numa única caixa, sempre com a qualidade OE e toda a garantia de um líder na indústria automóvel global. Por isso, o LuK RepSet Pro para embraiagens de acionamento hidráulico inclui o rolamento hidráulico, em conjunto com o disco de embraiagem e o prato de pressão. No caso da versão para embraiagens de acionamento semi-hidráulico, estão incluídos o disco de embraiagem, o prato de pressão, o rolamento de embraiagem convencional e o cilindro escravo. Além disso, e para garantir que o mecânico realiza uma reparação sem erros, em www.repxpert.pt tem à sua disposição a maior seleção de manuais de instalação, manuais de reparação TecRmi ou tutoriais em vídeo, entre muitos outros recursos.