A manutenção dos veículos industriais é significativamente diferente do que a dos veículos de passageiros. Para além de estarem sujeitos a uma utilização intensiva e a elevadas quilometragens, o custo da sua manutenção afeta diretamente a sua rentabilidade. Além disso, os períodos de paralisação devido a avarias ou revisões representam um custo significativo para as frotas ou para os operadores.
Estas necessidades abrem o caminho para a gama de rolamentos de roda FAG para camiões, semirreboques e autocarros uma vez que, além de maximizar a vida útil com a utilização de componentes de grande qualidade, visa oferecer unidades pré-montadas e pré-lubrificadas que minimizem os erros de montagem e ampliem os intervalos de manutenção. Este pormenor assume ainda maior importância se tivermos em consideração que a maior parte das avarias prematuras dos rolamentos de roda de veículos industriais são provocadas por erros de montagem, tal como indicamos no seguinte post: Rolamentos de roda para 1 milhão de quilómetros.
Neste novo post vamos falar sobre o módulo para eixo de camião (TAM, nas respetivas siglas em inglês), uma unidade de rolamento que inclui o cubo da roda. Se pretender conhecer outras soluções de manutenção de rolamentos de roda de camião da FAG, convidamo-lo a descobrir a unidade de inserção de reparação (RIU) ou o FAG SmartSET (para rolos padrão).
Minimizar os erros de montagem
O módulo para eixo de camião é um componente baseado no rolamento da unidade de inserção (IU) que já é fornecido pré-montado no cubo. Além disso, o TAM encontra-se pré-lubrificado e inclui os vedantes e o anel codificador ABS. Dependendo da aplicação, o material do cubo pode ser de ferro fundido, alumínio ou ADI (ferro fundido nodular austemperado). Em qualquer caso, a alta resistência está garantida.
Os engenheiros da Schaeffler desenvolveram cada aplicação do TAM para que cumpra as especificações de cada roda e sistema de travagem. Desta forma, permite a substituição rápida de um rolamento defeituoso. Inclui um rolamento fechado e de baixa fricção integrado num alojamento para o disco de travão e o suporte das rodas, isto é, está vedado, o que significa que não precisa de ajustes nem de manutenção, tudo isto para facilitar a sua instalação pela oficina independente.
Ao escolher o TAM, o profissional da mecânica pode realizar uma montagem simples do conjunto do cubo e do rolamento, enquanto minimiza os erros de montagem.
Por conseguinte, os profissionais das oficinas beneficiam de um procedimento bastante simples e de um rolamento de alta qualidade com cubo, que também minimiza o risco de avarias.