A polia desacopladora da cambota (PYD) é a última inovação incorporada no sistema de correia auxiliar, também conhecido como FEAD. Trata-se de um dos sistemas que mais evoluíram nos últimos anos. O seu papel nas mecânicas de última geração é cada vez mais importante, devido a tendências como a introdução de motores com menor cilindrada ou a hibridação, em conjunto com o aumento dos acessórios dependentes do próprio sistema de correia auxiliar, tal como o ar condicionado, a direção assistida ou o sistema start-stop.
Como consequência destas alterações, houve um aumento da irregularidade de rotações e das vibrações, o que resulta no aumento da carga sofrida por todos os componentes do acionamento. Se quiser saber mais sobre a sua evolução, não deixe de ler o post Sistema auxiliar, por que é cada vez mais importante, que publicámos neste blog.
Desligar o motor da correia auxiliar
Este nível cada vez maior de requisitos para o sistema auxiliar resultou no desenvolvimento de novas soluções e componentes. Tal como já comentámos, a última a chegar foi a denominada PYD, ou polia desacopladora da cambota. Trata-se de uma inovação desenvolvida pela Schaeffler e que começou a ser produzida em série em 2013. O papel da PYD é duplo uma vez que funciona como polia da cambota ou “damper”, que amortece as vibrações de torção ao mesmo tempo que permite desacoplar o sistema de correia auxiliar da cambota.

De facto, além da sua capacidade para “desligar” o sistema de correia auxiliar do motor, a polia desacopladora da cambota tem um sistema de mola de arco (ver imagem superior) que permite reduzir as vibrações e as irregularidades de rotação na transmissão auxiliar. Por conseguinte, ajuda a reduzir as perdas por fricção e a reduzir o consumo de combustível e as emissões de CO2. Além disso, este componente elimina a necessidade de utilizar a polia livre do alternador (OAP).

Se quiser saber mais sobre o seu funcionamento, não perca este vídeo:
https://www.repxpert.pt/pt/ina-fead-kit
Uma inovação disponível para o mercado de peças de substituição
A polia desacopladora da cambota está presente como equipamento original nos veículos BMW com motores a gasolina de 1,5 litros e 3 cilindros (por exemplo, BMW Série 3), assim como em alguns veículos Opel (Adam) e Volvo (V40 II). Além de ser fornecedor de OE, a INA oferece este componente para o mercado de peças de substituição, o qual faz parte do seu INA FEAD KIT, a solução completa para o sistema de correia auxiliar que inclui tudo o que é necessário para realizar uma manutenção correta: correias, polias, tensores, assim como todos os componentes necessários para a instalação. Dependendo do tipo de veículo e utilização, o kit também pode ter uma polia livre do alternador (OAP), um amortecedor de vibrações de torção (TVD), a polia desacopladora da cambota (PYD), que é a protagonista deste post, e, se necessário, a bomba de água.
A gama do INA FEAD KIT está constituída por mais de 200 referências, entre as quais se encontram a n.º 529 0488 20, que inclui a polia desacopladora exclusivamente para o mercado de peças de substituição, a qual se aplica em motores BMW de 3 cilindros presentes nas séries 1, 2, 3 e 4 (ver imagem abaixo).

Manutenção da PYD
Deve ter em consideração que, devido à sua função, a polia desacopladora da cambota está sujeita ao envelhecimento e desgaste. Os sinais comuns incluem o aparecimento de fissuras e corrosão, e podem ser identificados através de uma inspeção visual. Para obter mais detalhes, recomendamos-lhe que leia o post, no qual lhe proporcionamos 7 dados interessantes sobre a polia da cambota.