Quando realizar uma intervenção mecânica, é indispensável substituir todos os componentes sujeitos a desgaste ou recomendados pelo fabricante. Caso contrário, corremos o risco de reduzir a vida útil do componente que instalámos ou, no pior dos casos, de provocar uma nova avaria. Este é o caso dos parafusos do volante bimassa, que nunca devem ser reutilizados.
Neste novo post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, vamos conhecer os motivos pelos quais é necessário substituir sempre os parafusos do volante bimassa. E não se esqueça de permanecer atento a cada post novo do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, ao subscrever-se aqui, e terá acesso direto a conteúdos especialmente pensados para o seu dia-a-dia.

Por que motivo é necessário substituir os parafusos do volante bimassa?
Os volantes de inércia estão sujeitos a cargas elevadas. Por este motivo, são utilizados parafusos com um desenho especial para a sua fixação adequada. Costumam ser parafusos de dilatação ou parafusos com microencapsulamento.
Os parafusos de dilatação possuem uma haste denominada antifadiga que cobre aproximadamente 90% do diâmetro do núcleo da rosca. Quando são apertados até ao binário especificado pelo fabricante do veículo (além disso, nalguns casos é indicado um valor angular fixo), o parafuso de dilatação torna-se num parafuso elástico. O binário resultante é superior à força externa que atua sobre o volante de inércia durante o seu funcionamento. Desta forma, a elasticidade do parafuso de dilatação implica que se pode esticar até ao limite elástico. Uma vez que os parafusos de ajuste normais não têm estas propriedades, partir-se-iam depois de certo tempo devido à fadiga do material, mesmo se tivessem um desenho resistente.
Os parafusos com microencapsulamento (que também podem ser parafusos de dilatação) vedam a câmara da embraiagem em relação à câmara da cambota repleta de óleo de motor. Isto é necessário porque os orifícios roscados na flange da cambota estão abertos no sentido do cárter. O seu revestimento também possui propriedades adesivas e de aderência, eliminando assim a necessidade de adicionar dispositivos de retenção por parafusos adicionais.
Em ambos os casos, os parafusos que já foram utilizados não deveriam voltar a ser utilizados. A experiência demonstrou que se partem quando são apertados. Além disso, as suas propriedades de vedação e aderência já não são eficazes. Por estes motivos, a Schaeffler proporciona várias soluções de manutenção completas para os seus volantes bimassa que incluem os parafusos adequados para cada caso. Além disso, se necessário, também oferece os conjuntos de parafusos de forma separada.

Por que motivo os volantes bimassa não são todos proporcionados com os parafusos necessários?
Os parafusos necessários são incluídos em conjunto com vários dos 350 artigos diferentes que constituem a gama de volantes bimassa LuK. No entanto, em vários casos são necessários diferentes parafusos de acordo com o modelo do veículo. Por este motivo, todos os volantes bimassa têm o seu próprio código de referência/pedido, que indica se os parafusos estão ou não incluídos no fornecimento. Nos casos em que os parafusos não estão incluídos, são pedidos por separado para o veículo que se vai reparar.
E quando se trata de os apertar…?
Em cada veículo é necessário ter em consideração os binários de aperto indicados. Os binários de aperto específicos podem ser consultados na área dedicada ao volante bimassa do REPXPERT, onde também é possível consultar os valores teóricos para o ângulo livre e o processo de inclinação.