A Schaeffler apresentou uma nova solução de manutenção exclusiva para o pós-venda independente dirigida aos veículos elétricos. Trata-se dos rolamentos de roda FAG WheelSet Nº 713 6110 80, de aplicação em vários modelos elétricos do grupo VW. Este lançamento amplia a gama Schaeffler, sendo um novo exemplo da aposta na manutenção deste tipo de veículos.
Antes de aprofundar o tema desta importante novidade, convidamos-te a conhecer neste post mais sobre as inovadoras tecnologias de rolamentos de roda desenvolvidos pela Schaeffler e presentes na gama FAG.
Um parque em alta
A Schaeffler é um fornecedor original deste tipo de rolamentos de roda, utilizados em veículos elétricos do Grupo VW como o Audi Q4 e-tron, Skoda Enyaq e os VW ID.4 e ID.5 e Caddy V. Estes veículos constituem um parque superior a 91 000 unidades, um número que, sem dúvida, crescerá nos próximos anos. Com este lançamento, a Schaeffler torna-se no primeiro fabricante a acrescentar este componente à sua gama de produtos para o aftermarket. Este novo FAG WheelSet é um rolamento de terceira geração, com codificador multipolar integrado para os sistemas de segurança ativa do veículo (ABS, ASR e ESP). Como acontece em toda a gama FAG, tanto o rolamento como os parafusos necessários são fornecidos com qualidade original.
As necessidades dos rolamentos para veículos elétricos
Estas novas aplicações representam um importante passo na disponibilidade de componentes para estes veículos de 0 emissões. Com o aumento da popularidade da mobilidade elétrica, os rolamentos de roda têm uma importância cada vez maior devido a diversos fatores, como a redução do atrito, do peso ou do ruído.
Um peso mais baixo e atrito inferior contribuem para incrementar a autonomia que é, sem dúvida, um dos pontos fracos dos veículos elétricos. Por isso, é necessário oferecer à indústria componentes leves sem que por isso se comprometa a sua resistência ou durabilidade. Novas tecnologias desenvolvidas pela Schaeffler, como a TriFinity permitem reduzir o peso e o atrito ao mesmo tempo que transmitem um binário superior, qualidade que também encaixa com o perfil dos veículos elétricos, cuja entrega de potência é menos gradual do que a dos modelos propulsionados por motor de combustão elétrica. O outro fator a ter em conta é o ruído, já que, devido à ausência de motor de combustão, o som de rolamento é mais percetível nos elétricos, pelo que, além de ter que cumprir com os requisitos funcionais cada vez mais exigentes, os novos rolamentos devem também ser silenciosos.