As avarias nas caixas de velocidades representam um desafio para a oficina generalista e um grave prejuízo para o utilizador, que deve enfrentar um desembolso elevado e renunciar ao seu veículo durante um amplo período de tempo. Nestes casos, o mais comum é a substituição da caixa de velocidades ou recorrer a um especialista neste tipo de reparações.
Neste post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, mostramos-lhe como, graças à solução de manutenção LuK GearBox, é possível reparar uma caixa de velocidades Ford DPS6. Para desenvolver esta solução inovadora, os técnicos incluíram, numa única caixa, todos os componentes que é necessário substituir para resolver as falhas mais comuns, assim como aqueles sujeitos a desgaste. Como resultado, o profissional pode aceitar realizar a reparação de uma caixa de velocidades Ford, oferecendo ao cliente uma resposta eficaz e em conformidade com o valor do veículo.
Não se esqueça que, além desta caixa de velocidades, tem à sua disposição aplicações da LuK GearBox para caixas de velocidades VW ou PSA, entre outros. Além disso, consulte este post no qual lhe apresentamos

A caixa de velocidades Ford DPS6
A caixa de velocidades 6DCT250 foi desenvolvida pelo fabricante Getrag para veículos com um binário máximo de 280 Nm. Trata-se de uma caixa de velocidades automatizada de embraiagem dupla. A Ford é um dos fabricantes que utiliza esta caixa de velocidades, sob a denominação DPS6, em veículos dos segmentos compacto e médio, como os modelos Fiesta e Focus.

Avarias comuns
A falha mais comum que ocorre na caixa de velocidades DPS6, normalmente quando são atingidas quilometragens elevadas, é o desgaste dos rolamentos principais. Este tipo de desgaste pode ser provocado pela presença de resíduos no óleo da caixa e é percebido por um ruído dos rolamentos.
Para reparar esta caixa de velocidades é necessário utilizar a solução de manutenção LuK GearBox n.º 462 0205 10. Está indicada para caixas produzidas desde meados de 2011. Estas caixas de velocidades incluem uma modificação nas placas de suporte, assim como nos rolamentos de saída. Os novos rolamentos incluem um rebordo que mede 2,2 mm e estão incluídos na solução.
A caixa manual pode apresentar danos adicionais. Por isso, é necessário verificar o desgaste em cada inspeção. Além disso, recomenda-se inspecionar e, se necessário, substituir a embraiagem dupla quando se trabalha sobre a caixa de velocidades (Luk RepSet 2CT n.º 602 0008 00).

A solução de manutenção LuK GearBox
Esta solução inclui todos os componentes requeridos para a reparação profissional da caixa de velocidades DPS6: rolamentos principais e elementos vedantes, assim como juntas. Não se esqueça que em www.repxpert.pt tem à sua disposição as instruções detalhadas de montagem, que incluem informações sobre as ferramentas especiais que é necessário utilizar.