Vai substituir uma rótula? Uma barra estabilizadora? Um braço de suspensão? Antes disso, deveria saber que os acessórios são tão importantes como a peça que vai substituir. As porcas, os parafusos ou os pernos desempenham um papel fundamental para conseguir uma reparação profissional e duradoura, tanto como a própria habilidade do mecânico ou os binários de aperto corretos. É por esse motivo que é tão importante que tanto a peça como todos os acessórios cumpram os padrões de equipamento original (OE).
Neste post vamos explicar-lhe como distinguir um acessório de qualidade, assim como todos os requisitos que cumprem todos aqueles que encontrará em qualquer caixa da FAG. Em qualquer caso, e para uma maior tranquilidade, não se esqueça que a melhor forma de assegurar a qualidade até ao último parafuso é apostar num fabricante que lhe garanta o padrão OE, tal como a FAG.
Por este motivo, a FAG inclui todos os acessórios necessários na sua gama de componentes de suspensão e direção, assim como garante que todos e cada um deles cumpram um padrão de qualidade tão exigente como a norma EN ISO 898-1:2009. Desta forma, a FAG proporciona à oficina uma reparação que garante a segurança, um detalhe fundamental se tivermos em consideração o papel da suspensão e da direção no comportamento do veículo.
Como posso reconhecer a qualidade dos parafusos?

Deverá estar a perguntar como é possível reconhecer a qualidade num acessório, tal como um parafuso. Tem um exemplo na imagem acima. Trata-se de um parafuso de cabeça cilíndrica com uma ranhura de 12 pontas, onde estão indicadas as especificações técnicas que lhe explicaremos mais tarde. Ao seu lado tem um parafuso similar sem informação. Como pode ver, os parafusos não são todos iguais.
O segredo: a resistência à rotura e a elasticidade
Sempre que aparafusamos uma peça, o binário aplicado torna-se em esforço ao longo do eixo do próprio parafuso. A magnitude deste esforço deve ser a correta para evitar posteriores afrouxamentos ou roturas do material de fixação, ambos perigosos para a segurança do veículo e dos ocupantes.
De acordo com a norma EN ISO 898-1:2009, os parafusos, pernos e porcas com uma rosca superior a M5 (isto é, superior a 5 mm de diâmetro) devem indicar a classe de resistência e a marca do fabricante. Por exemplo, a classe de resistência no parafuso da imagem inferior é 10.9.

O número antes do ponto (10) representa a resistência à rotura do aço utilizado, expressa em N/mm² ou MPa; o número é multiplicado por cem e, portanto, neste caso a resistência à rotura é de 1000 N/mm² ou MPa; depois do ponto, o número (9) indica a resistência à elasticidade e é expressa em percentagem (multiplicada por dez) em relação à resistência à rotura; este perno tem uma resistência à elasticidade igual a 90% em relação à resistência à rotura e, por tanto, 90% de 1000 N/mm² é igual a 900 N/mm².