Hoje em dia, a vida útil dos rolamentos de roda para veículos industriais é máxima: podem chegar até um milhão de quilómetros. Não nos devemos esquecer que o rolamento de roda é uma peça de segurança e é essencial que a sua vida útil seja longa e sem necessidade de manutenção. No entanto, quando chegar o momento da sua substituição, este número não pode ser alcançado com rolamentos de rolos cónicos tradicionais.
Mas agora, graças às unidades de rolamentos de roda como a FAG RIU, pré-montadas, pré-lubrificadas e pré-seladas, é muito provável. Esta solução de manutenção especialmente criada para o mercado de peças de substituição aumenta consideravelmente o tempo de utilização dos veículos, ao mesmo tempo que reduz os custos de funcionamento da frota e das manutenções na oficina. Esta é a razão de ser da FAG Repair Insert Unit (RIU).

Uma solução de manutenção única
A FAG RIU é uma unidade de rolamento de roda pré-montada, pré-posicionada, pré-lubrificada e pré-selada para toda a sua vida útil, que composta por dois rolamentos de rolos cónicos que se ligam através de um anel de segurança. Este anel garante que os rolamentos não sofrem danos durante a sua montagem no cubo da roda e que se mantenham na respetiva posição. No seu interior, inclui a quantidade de massa lubrificante correspondente, que é enchida de acordo com a especificação original, e o binário necessário dos rolamentos de roda (unidade interna e externa). A solução completa inclui uma ferramenta de montagem a pressão que facilita e agiliza o processo de instalação, impedindo assim que ocorram os erros mais comuns durante a substituição e se reduza ao mínimo o risco de uma avaria precoce do rolamento.

Uma montagem segura, sem falhas
De facto, graças às características desta solução de manutenção, é possível evitar desde o início os erros mais comuns durante a montagem. Erros como o facto de o cubo da roda se inclinar sobre a roda dentada do eixo, a área de trabalho não ser suficientemente limpa, o que favorece a entrada de sujidade no novo rolamento, ou de esse rolamento ser lubrificado incorretamente. Todos esses erros podem provocar danos significativos. Em comparação com produtos de custo reduzido, usados ou imitações, a FAG RIU oferece uma solução à medida do profissional, com a qualidade OE e toda a garantia Schaeffler.

Evitar que o camião pare
O rolamento de roda avaria-se frequentemente antes do tempo e o veículo tem de voltar à oficina. A situação agrava-se ainda mais no caso de se tratar de um camião que parou na estrada e que tenha de ser rebocado. Não nos devemos esquecer que mais de 55% das avarias de rolamentos ocorrem devido a uma lubrificação insuficiente (ver tabela em anexo) e mais de 20% devido à sujidade. Além disso, uma montagem inadequada também pode provocar uma avaria prematura do rolamento de roda, risco que fica eliminado quando se seguem as instruções de montagem e se utiliza a ferramenta adequada. A FAG oferece ao mercado uma ampla variedade de modelos compatíveis com os principais fabricantes de camiões (como Renault, Volvo ou DAF) e de eixos (como SAF). Além disso, com apenas três modelos de RIU, é possível manipular cerca de 43 cubos de mais de 2100 tipos de veículos diferentes. A gama de produtos é ampliada constantemente e há três novos modelos de RIU previstos para 2020.
Para saber mais, visite www.repxpert.pt