Na atualidade podes encontrar diversos tipos de embraiagem. Cada um deles obedece às necessidades de uma indústria com mais de 100 anos de evolução aos seus ombros. Embraiagens monodisco, multidisco, modulares, duplas… a escolha de um ou outro tipo depende de vários fatores, como a potência, o tipo de construção ou a própria segmentação do veículo. No REPXPERT, o Blog da Oficina de Mecânica, já dedicamos numerosos conteúdos a este componente vital. Nesta ocasião, convidamos-te a realizar uma revisão pelos seis posts mais interessantes dedicados aos diversos tipos de embraiagem. Uma seleção que te vai transformar num verdadeiro especialista.
1 As primeiras embraiagens
Desde os inícios do automóvel, cerca de 1886, que a transmissão eficiente e controlada da potência do motor se tornou num grande objetivo. Neste post explicamos-te que tipo de embraiagem usava o primeiro automóvel e mostramos com detalhe conceitos já esquecidos como a embraiagem cónica ou a embraiagem de feixe metálico.
2 Nasce a embraiagem moderna
Só com o século XX já bem adiantado é que a embraiagem de fricção tal como a conhecemos começou o seu percurso. Já nos anos 60, deu-se um significativo salto com a chegada da embraiagem de diafragma, um novo conceito que chegou até aos nossos dias e que foi desenvolvido pela LuK.
3 A embraiagem autoajustável
Já nos tempos modernos, uma das tecnologias que contribuíram para melhorar o rendimento deste componente foi a embraiagem autoajustável. Graças a este conceito, é possível obter baixas forças de desembraiagem de maneira estável durante toda a vida útil do componente. Neste post explicamos-te com detalhe o funcionamento desta tecnologia assim como as precauções que deves tomar quando a substituis, sublinhando a utilização da ferramenta especial.
4 A embraiagem modular
Há ocasiões em que o desenho do automóvel condiciona os componentes que o equipam. É o caso de vários modelos do fabricante alemão Audi: desde 2008 que recorre à denominada embraiagem modular, um conceito que te mostramos com detalhe neste post.
5 A embraiagem com acionamento hidráulico
Neste caso, o aspeto diferenciador não é a embraiagem em si, mas o seu sistema de acionamento ou desembraiagem. Contudo, as vantagens que proporciona a utilização deste sistema são tantas que merece um lugar nesta seleção. Não percas todos os detalhes.
6 Embraiagem dupla
O conceito de caixa automática mudou radicalmente com a introdução das caixas automatizadas de embraiagem dupla. Seja na sua versão a seco ou em banho de óleo, trata-se de um componente tão complexo como lógico. Graças à sua capacidade para oferecer um elevado rendimento com um peso inferior a outros conceitos, transformou-se num padrão da indústria. Neste post, explicamos-te passo a passo os seus fundamentos técnicos.