Uma falha na caixa de velocidades é evidentemente uma avaria importante. Implica custos e tempos de reparação elevados, que representam um grande prejuízo para o cliente. Além disso, há muitas oficinas que, antes de considerarem a reparação de uma caixa de velocidades, visitam um especialista. Por isso, a Schaeffler desenvolveu uma solução de manutenção que torna o desafio da reparação de uma caixa de velocidades manual numa nova oportunidade de negócio. Neste novo post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, vamos falar sobre a LuK GearBOX, a solução de manutenção para caixas de velocidades manuais especialmente criada para o mercado de peças de substituição independente.
A Schaeffler desenvolve soluções de manutenção pensadas para cobrir as necessidades das oficinas independentes. Para isso, analisa as avarias mais comuns em busca de soluções que permitam à oficina enfrentar as reparações mais complexas. Neste caso, os engenheiros da LuK, a marca especialista em transmissão da Schaeffler, tinham o objetivo de oferecer uma resposta às avarias mais comuns que afetam as caixas de velocidades de maior rotação, e desenvolver uma solução de manutenção que permitisse às oficinas de mecânica geral oferecer uma alternativa fiável e profissional aos especialistas. A resposta para este desafio é a LuK GearBOX.

Outra solução tudo incluído
A base da LuK GearBOX é similar à de outras soluções de manutenção da Schaeffler: oferecer numa única caixa tudo o que é necessário para realizar uma reparação completa e segura. Para isso, inclui os principais componentes sujeitos a desgaste, dando ênfase àqueles que provocam as avarias mais comuns. Reparar uma caixa de velocidades manual com a LuK GearBOX permite poupar até duas horas em pedidos de peças individuais, com a segurança de que não falte nenhum componente ou acessório, nem ocorram erros. Em comparação com a substituição da caixa, a poupança de custos é de 300 %.

Uma oportunidade de negócio
A gama de LuK GearBOX cobre mais de 150 milhões de veículos do parque europeu produzidos desde 2000, um valor que aumentará 64 milhões nos próximos anos. Algumas das caixas de velocidades ou diferenciais mais populares que podem ser reparadas com a LuK GearBOX incluem as VAG 02J e 02T (Audi A3, SEAT Ibiza, Skoda Fabia ou VW Polo e Golf, entre outros), BMW HAG 168L (BMW Série 1 e Série 3), Ford DSP6 (Fiesta, Focus, C-Max) ou PSA MA5 (Citroën C2, C3 e C4, Xsara, Berlingo ou para os Peugeot 206, 207 e 208, entre outros). No total, uma gama constituída por mais de 50 referências que cobre um total de 430 modelos de veículos. Se quiser saber mais, não perca os posts dedicados à análise da LuK GearBOX para Ford, LuK GearBOX para PSA ou LuK GearBOX para VW.
Em conjunto com esta solução de manutenção, os profissionais têm à sua disposição uma grande seleção de conteúdos e informações técnicas. Em www.repxpert,pt é possível aceder às instruções de reparação específicas TecRmi, tal como lhe explicamos neste post. Além disso, tem à sua disposição vídeos tutoriais e cursos de formação dedicados à LuK GearBOX.