Os veículos industriais estão sujeitos a umas condições de utilização bastante exigentes. Não só devem ser capazes de alcançar uma longa vida útil e uma quilometragem elevada e, além disso, devem permanecer o maior tempo possível na estrada. Para isso, é necessário realizar uma manutenção que minimize os tempos de inatividade, mas com custos reduzidos. Esta é a única forma possível de garantir a rentabilidade do veículo. Estas são precisamente as premissas que marcam o desenvolvimento da gama da Schaeffler para o mercado de peças de substituição de veículos industriais, com o olhar posto no dia-a-dia do profissional da reparação e do proprietário ou operador do camião.
A unidade de inserção de reparação FAG.

Como todas as peças sujeitas a desgaste, os rolamentos de roda de camião devem ser substituídos perante qualquer sinal de avaria. Embora já lhe tenhamos contado neste mesmo blog que os rolamentos podem alcançar uma vida útil de 1 milhão de quilómetros, para alcançar um valor assim é fundamental realizar uma reparação profissional e sem erros. A unidade de inserção de reparação (RIU) da FAG é uma solução de manutenção especialmente desenvolvida pela Schaeffler para o mercado de peças de substituição independente. Trata-se de uma unidade de rolamento de roda fechada, pré-montada na fábrica e com lubrificação vitalícia, o que favorece a sua elevada vida útil. Além disso, exclui o risco de avarias pela utilização de uma massa lubrificante incorreta ou contaminada durante a reparação. Outra qualidade da RIU é que tem uma pré-carga ajustada na fábrica, que contribui para o aumento da rigidez e da vida útil ao mesmo tempo que reduz o ruído de circulação.
Fixação extra com o anel de retenção
A unidade de inserção de reparação (RIU) da FAG está constituída por dois rolamentos de rolos cónicos, unidos através de um anel de fixação. Este anel possibilita que os rolamentos não sejam danificados nem deslocados durante a sua instalação no eixo. Além disso, no momento de realizar uma reparação no travão ou a desmontagem do cubo da roda, este anel interior mantém os rolamentos unidos, um detalhe que permite poupar tempo e facilita o trabalho. Além disso, a utilização da RIU permite reduzir os custos de pedidos e o espaço de armazenamento. Isto é assim porque, com apenas três referências da unidade de inserção de reparação FAG, é possível reparar nada menos do que 40 cubos que se encontram em 2000 veículos diferentes.
A RIU em ação, apenas no REPXPERT

Para facilitar a sua instalação, a RIU é fornecida com uma ferramenta especialmente desenvolvida para facilitar a reparação e reduzir os tempos de montagem. Se quiser ver a unidade de inserção de reparação em ação, não perca este vídeo de instalação com um veículo DAF XF 105.