Reduzir as vibrações do motor em baixas rotações tornou-se numa necessidade. Neste novo post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, vamos conhecer a fundo como a Schaeffler respondeu a este desafio com o volante bimassa (DMF) com amortecedor de pêndulo centrífugo. Um componente inovador, que além de reduzir a transmissão de vibrações do motor, também representa uma oportunidade de negócio para o mercado de peças de substituição independente pela LuK.
E não se esqueça de permanecer atento a cada post novo do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, ao subscrever-se aqui, e terá acesso direto a conteúdos especialmente pensados para o seu dia-a-dia.
A tendências da indústria automóvel implicam um desafio constante para a indústria de componentes. Maior rendimento e prestações, menor consumo de combustível… para cumprir os exigentes requisitos do automóvel moderno é necessário responder com novas tecnologias e soluções.
A LuK é líder mundial em tecnologias de transmissão e faz parte da evolução do automóvel há décadas. Desde a introdução da embraiagem de diafragma, introduziu componentes que foram implantados a nível global, com a melhoria do conforto de circulação e do rendimento de cada nova geração de veículos. Estabeleceu um novo marco com o volante bimassa com amortecedor de pêndulo centrífugo, o componente que garante um funcionamento ótimo nos propulsores de última geração, graças à sua maior capacidade de absorção de vibrações.

Uma variante do bimassa
O volante bimassa é, sem dúvida, um dos grandes marcos tecnológicos da Schaeffler Automotive Aftermarket. Desenvolvido pela LuK em meados dos anos 80, tornou-se no elemento fundamental para uma geração completa de motores graças a uma capacidade de isolamento e absorção de vibrações sem precedentes. Depois de 50 milhões de volantes bimassa produzidos, as especificações dos motores de nova geração indicavam que era o momento de um novo salto tecnológico. A nova geração está marcada por propulsores mais pequenos (downsizing), motores tricilíndricos e bicilíndricos, maior binário do motor e menor espaço disponível.

Pêndulo centrífugo: A resposta da Luk
Uma vez mais, a LuK respondeu às necessidades da indústria, com o desenvolvimento do volante bimassa com pêndulo centrífugo, um componente capaz de cumprir os requisitos dos últimos propulsores, graças à sua melhor capacidade de amortecimento de vibrações em todas as rotações. Este volante recorre à força centrífuga, através de alguns contrapesos que se encontram entre as massas primária e secundária. O movimento pendular destes permite absorver as vibrações que provêm da cambota, com a ampliação da faixa de utilização do propulsor. Este componente inovador permite reduzir as vibrações em 60% em todas as rotações com um aumento de peso de apenas um quilograma. Além disso, ao estar alojado entre ambas as massas do volante, não requer espaço adicional. A sua aplicação não abrange unicamente motores de gasolina de pequenas dimensões, mas também propulsores diesel com um binário de motor superior a 250 Nm, em que as suas prestações implicam uma melhoria importante de conforto, sem esquecer uma maior eficiência na transição de mudanças, uma considerável poupança de combustível e emissões, um facto de grande importância perante as restrições impostas pela norma Euro 6.
Um parque de um milhão de veículos
O volante bimassa com pêndulo centrífugo começou a ser produzido em 2008. Desde então, mais de um milhão de automóveis do parque mundial estão equipados com esta tecnologia. No catálogo de embraiagens da LuK já podemos encontrar as referências para a reposição de 100% do parque e, devido à forte tendência da indústria para o downsizing e redução de consumos e emissões, são cada vez mais os fabricantes que preferem esta tecnologia.
Um conselho para a oficina Aquando da substituição deste tipo de volante, convém relembrar que os pêndulos centrífugos podem-se mover durante a montagem do volante. Por conseguinte, os ruídos produzidos pelo movimento são normais. Portanto, não indicam um defeito, mas sim um indício de que a tecnologia funciona corretamente.