Numa intervenção complexa como a substituição da embraiagem, é necessário conhecer todos os passos e precauções. Caso contrário, corremos o risco de provocar danos que, a longo prazo, podem ser graves. A lubrificação das estrias do disco de embraiagem é uma ação simples, mas que deve ser realizada corretamente para evitar contrariedades.
Neste novo post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, contamos-lhe os detalhes que deve ter em consideração quando lubrificar a embraiagem, em concreto a ligação estriada do disco com o veio primário da caixa de velocidades.
A embraiagem utiliza o disco de embraiagem para transmitir o binário do motor à caixa de velocidades. Nesta operação, é fundamental preservar o coeficiente de fricção do disco. Isto porque se uma pequena quantidade de massa lubrificante ou óleo entrar nas superfícies do revestimento da embraiagem, do volante ou do prato de pressão, a capacidade de transmissão de força da embraiagem ficará ameaçada.
A causa deste problema costuma ser a fuga de lubrificante proveniente do motor ou da caixa de velocidades. No entanto, convém ter em consideração que o outro grande motivo da redução do coeficiente de fricção por fugas é a utilização incorreta de lubrificantes.
Embora sejam utilizados materiais na embraiagem que não requerem lubrificação em toda a sua vida útil, há uma importante exceção: A ligação do cubo do disco de embraiagem com o veio primário da caixa de velocidades.
Para a substituição da embraiagem, na maioria dos casos deve ser utilizada uma massa lubrificante especial, tentando aplicar sempre a quantidade exata e nunca uma quantidade superior.
A escolha do lubrificante deve ser realizada fundamentalmente com base nas informações do fabricante do veículo.
Se não tiver informações em relação a isso, para lubrificar a ligação estriada da embraiagem pode aplicar uma massa lubrificante de alto rendimento e resistência elevada contra a alta temperatura, assim como contra o envelhecimento, com MoS2 (p. ex., Castrol Olista Longtime 2 ou 3 ou Tribol GR 400-2 PD) em pequenas quantidades.
Conselhos e passos a seguir paralubrificar a embraiagem
1. Uma gota
Aplique uma quantidade de massa lubrificante equivalente a uma gota de forma uniforme nas estrias do disco de embraiagem e outra nas estrias do veio primário da caixa de velocidades.
2. Coloque o disco várias vezes
Para distribuir corretamente a massa lubrificante, coloque o disco de embraiagem em, pelo menos, três posições de ângulo diferentes no veio primário da caixa de velocidades; ao mesmo tempo, desloque-o várias vezes ao longo do veio.
3. Não deve sobrar nada
Certifique-se de que não aplicou demasiada massa lubrificante e retire qualquer excedente que saia pelo exterior das engrenagens.

4. Cuidado com o níquel
Lembre-se que não deve lubrificar as estrias de discos quimicamente niqueladas. Pode reconhecer este tipo de estrias pela sua superfície, que apresenta um ligeiro brilho prateado. O que deve ser lubrificado são as estrias fosfatadas, reconhecíveis pela sua superfície escura e mate (ver imagens). Se estas instruções não forem respeitadas, podem surgir problemas no engrenamento das relações de velocidades.
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