O diagnóstico das falhas da embraiagem é complexo. Trata-se de um sistema em que interagem vários componentes: prato de pressão (volante e disco de embraiagem), sistema de acionamento (manga, cilindro…). Além disso, a embraiagem interage com o motor e a caixa de velocidades, o que significa que encontrar a origem de uma avaria requer conhecimentos específicos. O caminho mais seguro para acertar consiste na análise dos sintomas que afetam a embraiagem. Os técnicos do REPXPERT analisam constantemente as causas das falhas e desenvolvem diversos conteúdos para facilitar o diagnóstico de avarias. Em www.repxpert.pt tem à sua disposição um guia de diagnóstico de danos completo que lhe permite descobrir, de uma forma visual, a origem do sintoma que afeta os componentes do sistema de transmissão, motor ou chassis.
Em anteriores posts do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, analisámos as causas pelas quais a embraiagem patina ou vibra. Neste caso, é a vez de outro sintoma habitual: a embraiagem não desacopla. A seguir, apresentamos-lhe os detalhes dos problemas mais comuns que fazem com que a embraiagem não se desacople, em conjunto com a sua causa e solução recomendada. Vamos começar.
1. Problema: molas tangenciais dobradas

Causa: queda ou pancada no prato de pressão da embraiagem
Solução: substituir o prato de pressão da embraiagem e confirmar que sistema funciona corretamente
2. Problema: pontas de diafragma dobradas

Causa: montagem deficiente, é possível que não se tenham considerado o guia de centrar o disco
Solução: substituir o prato de pressão da embraiagem
3. Problema: carcaça dobrada

Causa: montagem incorreta. Também pode ocorrer devido a um ajuste incorreto do sistema S.A.C.
Solução: substituir o prato de pressão da embraiagem
4. Problema: excesso de excentricidade lateral/empeno do disco

Causa: a excentricidade lateral não foi verificada. Esta não deve superar os 0,5 mm
Solução: substituir o disco de embraiagem
5. Problema: revestimento “colado” por corrosão
Causa: o veículo foi deixado demasiado tempo engatado, sem utilização
Solução: substituir a embraiagem
6. Problema: o disco de embraiagem fica bloqueado no veio primário
Causa 1: o perfil do cubo ficou bloqueado
Solução: substituir o disco
Causa 2: cubo “colado” por corrosão
Solução: libertar e lubrificar
Causa 3: massa lubrificante incorreta
Solução: utilizar massa lubrificante sem substâncias sólidas
Causa 4: o cubo ou o veio primário está bloqueado no estriado
Solução: substituir o disco de embraiagem e/ou a veio primário
7. Problema: revestimentos demasiado grossos
Causa: foi montado um disco incorreto
Solução: verificar e utilizar as peças corretas
8. Problema: os revestimentos ficam colados

Causa: revestimentos contaminados por óleo ou massa lubrificante
Solução: substituir o disco de embraiagem
9. Problema: amortecedor de torção danificado
Causa: disco de embraiagem incorretamente montado
Solução: montar o disco de embraiagem ao seguir o procedimento correto
10. Problema: casquilho guia desgastado

Causa 1: rolamento de embraiagem corroído
Solução: substituir
Causa 2: combinação incorreta de peças
Solução: verificar e utilizar as peças corretas
Causa 3: falta de lubrificação
Solução: lubrificar
11. Problema: rolamento piloto defeituoso
Causa: desgaste
Solução: substituir
12. Problema: curso de desengate insuficiente

Causa 1: o ajuste do cabo de embraiagem ou da articulação não é correto
Solução: ajustar
Causa 2: ar no sistema hidráulico
Solução: purgar o sistema
Causa 3: mecanismo de ajuste defeituoso
Solução: substituir o cabo de desengate
13. Problema: curso de embraiagem excessivo
Solução: respeitar o limite do curso de desengate estabelecido
14. Problema: disco de embraiagem colado por sucção ao volante ou prato
Solução: raspar ligeiramente o revestimento com papel de lixar