Num post anterior do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, contamos-lhe alguns conselhos para a substituição dos sinoblocos do braço de suspensão. Neste caso, vamos centrar-nos num dos aspetos mais importantes do trabalho do mecânico: o diagnóstico de avarias deste componente. Não se esqueça que pode consultar a secção completa de diagnósticos de componentes do chassis no REPXPERT.
As suspensões atuais proporcionam um grande equilíbrio entre conforto e comportamento dinâmico durante muitos quilómetros. No entanto, há componentes importantes que estão sujeitos a desgaste, como é o caso dos casquilhos ou sinoblocos do braço de suspensão. O nível de desgaste destes componentes pode variar de acordo com diversos fatores. O estado do pavimento, a carga ou o estilo de condução podem reduzir a sua vida útil. Outro grande fator a ter em consideração são os erros de instalação. Entre as causas de danos mais frequentes, podemos destacar a presença de peças de borracha defeituosas ou deterioradas, a corrosão, o desgaste de juntas ou a contaminação.
Diagnóstico de avarias na suspensão

Tal como já vimos, as principais causas de avaria nos sinoblocos de suspensão são os impactos diretos e o envelhecimento. Para diagnosticar avarias neste componente, não basta realizar uma inspeção visual. Um método eficaz consiste na aplicação de uma força de tração e pressão de forma alternada para verificar a folga de todas as partes móveis. Como regra geral, os sinais comuns de uma suspensão danificada consistem em problemas de manobrabilidade e/ou produção de ruídos. Estes sintomas serão manifestados em maior ou menor medida de acordo com as condições de funcionamento. Convém ter em consideração que muitas vezes os danos da suspensão ocorrem de forma gradual, e os condutores adaptam a sua condução às mudanças, sendo que os seus sintomas passam desapercebidos com frequência até que se tornam evidentes e já é demasiado tarde. A seguir, pode ver uma relação de danos, com a sua causa, efeito e solução:
Danos frequentes
• A borracha fica solta
• As peças de borracha deterioram-se
• Porosidade do material
Causa
• Grandes cargas
• Outros componentes danificados da suspensão
• Desgaste relacionado com o envelhecimento
Efeito
• Ruídos no eixo dianteiro
• Manobrabilidade deficiente
• Danos irreversíveis noutros componentes do sistema
• Desgaste anormal dos pneus
Solução
• Substituição dos componentes danificados ao utilizar as ferramentas adequadas
• Inspeção completa da suspensão para verificar se existem danos indiretos em componentes adjacentes
• Alinhamento da suspensão
Procedimento de inspeção dos danos

Os casquilhos ou sinoblocos estão sujeitos a um trabalho muito intenso. Tal como já comentámos, a sua vida útil é afetada pelas forças dinâmicas durante a circulação. Para detetar danos que passam desapercebidos à simples vista, recomenda-se a utilização de ferramentas adequadas, tal como uma alavanca para pneus. O veículo deve ser colocado por cima de um fosso ou numa plataforma elevatória com os travões acionados para a imobilização das rodas. Enquanto um mecânico gira o volante da direita para a esquerda, o outro inspeciona o eixo. Se os sinoblocos tiverem folga, estão danificados. O teste é mais eficaz se forem simuladas as forças que ocorrem em circulação ao utilizar uma alavanca para pneus. Tenha em consideração que a suspensão é um sistema que afeta a segurança ativa do veículo, sendo que qualquer componente que apresente danos deve ser imediatamente substituído. Certifique-se igualmente de que não danifica os componentes adjacentes durante os testes e os trabalhos de montagem.