Os técnicos do REPXPERT recebem várias consultas técnicas todos os dias dos profissionais da reparação. Neste post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, apresentamos uma que afeta a aplicação num Honda Accord. Não é a primeira vez que difundimos um destes casos reais. Se gosta de casos práticos, não deixe de ler o conteúdo dedicado a um caso similar: está disponível no post VW Golf, as relações de velocidade não entram.
Neste caso, o veículo que apresenta este problema é um Honda Accord de 2007. A seguir, pode ver a consulta realizada e as soluções propostas pelos nossos técnicos para a sua resolução.
A consulta
Chegou um cliente à nossa oficina com um Honda Accord VII, 2.2 CDTI, Motor N22A1, de novembro de 2007. O problema é que as relações de velocidade não entram com o veículo em movimento. Depois de fazermos uma inspeção, verificámos que bomba secundáris movia-se e não tinha fugas. Depois, desmontámos a caixa de velocidades para inspecionar a embraiagem e detetámos que um dos suportes do rolamento de encosto estava partido.
Instalámos um novo volante LuK e uma embraiagem de outra marca por indicação do cliente. Depois de instalar o conjunto, o problema continuava, com o pedal um pouco duro, mas sem cursos mortos e o pistão a deslocar-se corretamente.
Voltámos a desmontar para verificar se o disco estava ao contrário, mas estava bem instalado. A seguir, pedimos o kit LuK RepSet (624 3356 00) para verificar as peças, verificar o rolamento de encosto e inspecionar a forquilha. Por fim, substituímos o a bomba principal e a bomba secundária, mas o problema continua.
As soluções propostas pelos nossos técnicos
Tendo em consideração os detalhes proporcionados pela oficina, os técnicos apresentam quatro passos a seguir para resolver o problema. Os passos são os seguintes:

1. Em primeiro lugar, é preciso identificar o volante bimassa instalado no veículo. A combinação correta para esta aplicação seria a do LuK RepSet SAC n.º 624 3356 00 com o volante bimassa LuK DMF n.º 415 0272 10 (ver imagem superior).

2. A montagem da embraiagem deve ser realizada com a ferramenta 400 0237 10 (ver imagem superior) ou equivalente uma vez que se trata de um mecanismo autoajustável. Neste post, explicamos-lhe como utilizar a ferramenta autoajustável LuK SAC, um detalhe fundamental para uma instalação correta neste tipo de embraiagens.

3. Também é necessário verificar o rolamento piloto, que se encontra no volante bimassa.

4. Por fim, deve ser realizada uma inspeção abrangente do sistema de acionamento da embraiagem, parte mecânica e hidráulica. Além disso, os técnicos recomendam que se sigam, em todos os casos, as instruções de montagem específicas, ao prestar especial atenção aos aspetos como as ferramentas especiais (ver ponto 2) ou os binários de aperto. Não se esqueça que tem toda esta informação, incluindo os guias de reparação específicos, à sua disposição no REPXPERT.