Uma avaria em que o tensor de correia parte o perno de fixação duas vezes pode ter várias causas. Os nossos técnicos ajudam-lhe a identificar as mesmas e a resolver uma falha recorrente que afeta um sistema vital como a distribuição.
Os técnicos do REPXPERT recebem várias consultas dos profissionais. Caso se trate de uma falha muito comum, de certeza que tem informação à sua disposição no REPXPERT. Esse é o caso da avaria provocada pelo facto de o tensor de correia partir, sistematicamente, o perno de fixação. Neste post vamos explicar-lhe as causas desta falha, mas relembrando-lhe que tem estas e muitas outras informações à sua disposição. Desde os vídeos tutoriais às REPXPERT tips, passando pelo guia de diagnóstico de danos ou as consultas do mês, o REPXPERT oferece-lhe vários conteúdos que o ajudarão a resolver as dúvidas e evitar que ocorram falhas como a abordada neste post. Se ainda não estiver registado, recomendamos que consulte estas 5 razões para aderir ao REPXPERT.
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O papel do tensor
O tensor da correia de distribuição é o elemento responsável por manter a tensão correta da correia dentada. Deve ter em consideração que no tensor, não é só importante o ajuste correto da tensão, mas também o aperto do perno de fixação no motor. O ajuste incorreto de qualquer uma destas duas variáveis poderia provocar oscilações do tensor fora do alcance normal, resultando em danos no tensor e/ou no seu perno de fixação.
Em primeiro lugar, deve determinar se a rotura do perno foi provocada por um excesso de vibrações no tensor. Para isso, seria necessário inspecionar o interior do tensor por onde passa o seu perno de fixação.

As marcas de rosca no interior do tensor que pode ver nesta imagem são indicadoras de ter estado a funcionar em condições de vibração excessiva. Mas cuidado, o que nos irá indicar se o problema foi um ajuste incorreto da tensão da correia, ou uma falta de aperto do perno de fixação, será a marca de rotura do perno, tal como pode ver na seguinte imagem.

A rotura do perno ocorre de uma forma lenta e progressiva no início, para dar lugar a uma rotura rápida à medida que a fissura avança. O ponto de rotura determina se o perno tinha ficado solto até ao momento em que ocorreu a rotura, com a fissura a ficar ao nível da superfície de apoio (motor).
Nos casos em que o perno se encontra roscado no bloco ou cabeça do motor de alumínio, é possível que, devido à debilidade da rosca, o perno saia e possa provocar os sintomas supramencionados.

Esperamos que estas informações lhe tenham servido de ajuda. Para resolver mais dúvidas, visite a secção de diagnóstico de danos em www.repxpert.pt.