No REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, pode encontrar vários conteúdos úteis para o seu dia-a-dia na oficina. Os nossos protagonistas mais habituais são os componentes de transmissão (volante bimassa, dupla embraiagem, caixa de velocidades…), motor (distribuição, bombas de água…) e chassis (rolamentos, rótulas…). No entanto, neste novo post vamos centrar-nos na bomba de direção assistida, para o ajudar a diferenciar o tipo de bomba e rever os passos que devem ser seguidos aquando da sua substituição.
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Em primeiro lugar, deve ter em consideração que pode encontrar dois tipos de bombas de direção assistida: as bombas de direção assistida com válvula de limitação de pressão interna ou com válvula externa. Nestas últimas, a válvula está montada no mecanismo de direção ou na tubagem de entrada.
A válvula de limitação de pressão é responsável por controlar que a bomba de direção assistida não bombeie quando o sistema se está a fechar, uma circunstância que provocaria uma pressão demasiado alta. Se esta válvula não funcionar corretamente, a pressão aumentaria até danificar algum componente do sistema.
Em ambos os casos, é possível encontrar informações sobre o tipo de bomba na placa de identificação, tal como pode ver na imagem. A indicação dos bars de pressão (163 bar) aponta que se trata de uma bomba com válvula interna. Se a indicação for de 0 bars, trata-se de uma bomba com válvula externa.

Instruções para a montagem de uma bomba de direção assistida
Para começar, deve-se confirmar que a bomba nova tem as mesmas características daquela que vai substituir, ao verificar a placa de identificação. Tenha em consideração que a instalação de uma bomba incorreta pode provocar danos graves no sistema de direção assistida. As válvulas de limitação apenas devem ser substituídas em conjunto com a bomba. Além disso, deve ter em consideração que as bombas de direção assistida nunca devem ser desmontadas.
Verifique o funcionamento da válvula de limitação de pressão externa e, se necessário, substitua-a. Antes de efetuar a montagem, confirme que o circuito hidráulico não tem sujidade e, se tiver dúvidas, recomendamos-lhe que o limpe tal como explicámos neste post.
Assim que a nova bomba estiver instalada, deve verificar a estanquidade e deve ser efetuada uma purga de acordo com as indicações do fabricante. Para o sistema, apenas deve utilizar o líquido da direção assistida recomendado pelo fabricante. E não se esqueça que este tipo de óleo não deve entrar em contacto com o solo.