A lubrificação da corrente de distribuição é um processo simples que deve ser realizado durante a sua substituição. No entanto, deve ser realizado corretamente para garantir um longo período de funcionamento sem problemas. Neste post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, explicamos-lhe como lubrificar corretamente a corrente de distribuição, com a utilização de um aditivo especial que a Schaeffler inclui em todos os Kits de distribuição INA.
Os motores equipados com distribuição por corrente têm cada vez maior relevância no parque automóvel e, de acordo com as estimativas da Schaeffler, será assim até 2030. Em comparação com a correia, a sua menor manutenção e maior fiabilidade tornaram este tipo de configuração numa escolha bastante popular.

Apesar de ter uma duração que costuma superar elevadas quilometragens, convém ter em consideração que, devido às vibrações produzidas, todos os componentes do conjunto de distribuição estão sujeitos a condições de tensão extrema. Com a passagem do tempo, estas condições de tensão podem provocar o desgaste e o alongamento da corrente de distribuição. Por outro lado, a distribuição por corrente é utilizada em propulsores cada vez mais pequenos, equipados com correntes mais ligeiras e menos duradouras, sendo que convém estar atento às recomendações do fabricante para cada veículo.

O kit de distribuição INA
Uma vez
que todos os componentes da distribuição estão desenhados para funcionar em
harmonia com os outros de modo a garantir uma interação sem fricções, é
necessário substituir todo o sistema quando for realizada uma reparação. A INA
oferece uma ampla gama de soluções de KIT corrente para este fim. Tratam-se de soluções que incluem todos os componentes
para uma reparação profissional numa única caixa. Para assegurar uma ótima
resistência ao desgaste, principalmente depois da montagem, os KITs também
incluem um aditivo exclusivo para correntes de distribuição (o Chain Protect).

Como se aplica?
O aditivo deve ser aplicado durante a montagem na própria corrente, mas também nas engrenagens e nas guias. A película lubrificante de alta resistência gerada reduz a fricção e o desgaste, mesmo desde a fase de rodagem. Convém ter em consideração que, durante a reparação, deve ser utilizado todo o conteúdo da bisnaga.
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