Os motores equipados com distribuição por corrente têm cada vez maior relevância no parque automóvel. Atualmente, representam em torno de 60% das novas matrículas e, de acordo com as estimativas da Schaeffler, esta tendência continuará no futuro próximo. As necessidades dos propulsores atuais, em conjunto com a sua menor necessidade de manutenção e maior fiabilidade, contribuíram para esta popularização em comparação com a correia.
Neste blog, já analisámos as vantagens e inconvenientes de um e do outro sistema. No entanto, este detalhe não implica que seja um sistema que não tenha de ser revisto e, eventualmente, substituído. E é precisamente neste ponto, que o profissional deve ter os componentes adequados à sua disposição. Dentro dos diferentes passos a seguir aquando da instalação de uma nova corrente, a lubrificação é, sem dúvida, um dos mais importantes. Neste post, vamos explicar como se deve lubrificar a corrente com o aditivo especial que a Schaeffler inclui em todos os Kits de distribuição INA e por que motivo este processo é tão importante. Se quiser saber mais sobre a distribuição por corrente, recomendamos que consulte os posts que dedicámos a temas como o diagnóstico de avarias da corrente de distribuição, os sete conselhos para a manutenção da corrente ou os diferentes tipos de distribuição que pode encontrar. E antes de continuar, não se esqueça de subscrever o REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica, para não perder nenhuma das nossas publicações e ter acesso a conteúdos exclusivos. Vamos lá ver o post.

Por que motivo é necessário lubrificar a corrente?
Apesar da sua duração, que costuma superar quilometragens elevadas, convém ter em consideração que, devido às vibrações produzidas, todos os componentes da distribuição estão sujeitos a condições de tensão extrema. Com a passagem do tempo, estas condições de tensão podem provocar o desgaste e o alongamento da corrente de distribuição. Por outro lado, a distribuição por corrente é utilizada em propulsores cada vez mais pequenos, equipados com correntes mais ligeiras e menos duradouras, sendo que convém estar atento às recomendações do fabricante para cada veículo.

Substituir o sistema completo
Deve ter em consideração que todos os componentes da distribuição estão desenhados para funcionar em conjunto, sendo por isso necessário substituir o sistema completo quando for realizada uma reparação. A INA oferece uma ampla gama de soluções de KIT corrente para este fim. Os Kits corrente INA incluem as correntes de distribuição, rodas dentadas, tensores de corrente hidráulicos e mecânicos, sapatas de guia, assim como as juntas adequadas e todas as peças de montagem. E, além disso, para assegurar uma ótima resistência ao desgaste, principalmente depois da montagem, os kits também incluem um aditivo exclusivo para correntes de distribuição denominado Chain Protect. Trata-se de um produto especialmente desenvolvido para correntes de distribuição, que precisam de funcionar de forma fiável e segura sob cargas elevadas e a altas velocidades. Não se esqueça que a corrente de distribuição sofre tensões particularmente elevadas nos veículos que circulam em distâncias curtas. Além disso, uma corrente nova é normalmente instalada nos automóveis com um motor que tenha uma alta quilometragem, que tenha sofrido um elevado desgaste, ou que tenha o óleo contaminado.
O aditivo chain protect
Uma longa vida útil da nova corrente de distribuição e, como consequência, o correto funcionamento do motor, passa pela substituição de todo o sistema de distribuição, a utilização de um óleo que cumpra as especificações do fabricante e um aditivo que reduza o desgaste da corrente. Muitas vezes o desgaste mecânico e o alongamento resultante da corrente ocorrem principalmente devido a uma lubrificação inadequada e, no pior dos casos, podem provocar danos no motor.
Por isso, a Schaeffler desenvolveu e inclui o aditivo Chain Protect nos seus kits, o qual reduz este problema e oferece uma proteção adicional contra o desgaste. Aquando da instalação, o aditivo, com base de lubrificante MoS2 de baixa fricção, é aplicado na corrente e nas rodas dentadas para criar uma película lubrificante em todas as superfícies metálicas que entram em contacto ou se deslizam entre si, para reduzir a fricção e garantir o funcionamento regular da corrente. Como resultado, há uma redução de até 20% do desgaste dos novos componentes após a substituição da distribuição.

Mas como se aplica?
O aditivo deve ser aplicado durante a montagem na própria corrente, mas também nas rodas dentadas, nas guias e nas calhas tensoras. A película lubrificante de alta resistência gerada reduz, mesmo desde a fase de rodagem, a fricção e, consequentemente, o desgaste. Convém ter em consideração que, durante a reparação, deve ser utilizado todo o conteúdo do tubo para conseguir uma proteção completa.