O sistema de embraiagem é um elemento-chave na transmissão. Por esse motivo, o profissional deve prestar atenção à sua manutenção. De todos os seus componentes que o constituem, hoje vamos falar dos rolamentos de embraiagem. No post anterior, já explicámos por que é necessário mudar o rolamento assim como o casquilho guia ao substituir a embraiagem. Nesse caso, dedicámos um post de REPXPERT, o Blog da Oficina de Mecânica, a explicar os passos a seguir para lubrificar o rolamento de embraiagem de forma correta e, mais importante, que tipos de rolamento de embraiagem devemos lubrificar. Se te interessa este tema, não deixes de ler os conteúdos dedicados a conhecer os fundamentos da embraiagem hidráulica ou a descobrir o LuK RepSet Pro, a solução de manutenção para sistemas de embraiagem hidráulica.
Como distinguir os vários rolamentos
Os rolamentos de embraiagem mais habituais no mercado atual distinguem-se pelo seu casquilho, que é o elemento interno da peça. Podem encontrar-se três tipos diferentes de casquilhos: metálicos, plásticos ou de material sintético (PTFE). Tem em conta que os procedimentos para a manutenção e reparação são diferentes em cada um deles.
Os passos a seguir
Antes de proceder à montagem, deves ter em conta que, para a oficina, não é possível verificar de modo conclusivo se o rolamento de embraiagem, a forquilha de embraiagem ou o casquilho guia estão desgastados. Portanto, a melhor opção para fazer uma reparação segura e fiável é substituir estas peças ao substituir a embraiagem, especialmente no caso de veículos com elevadas quilometragens.
Se instalar um rolamento novo, será necessário lubrificar o rolamento? A resposta é que não se deve lubrificar em todos os casos. Vamos ver esse assunto em detalhe.
Se o casquilho interior do rolamento de embraiagem é de metal (fig. 1) deve usar-se um pouco de lubrificante. Para selecionar o lubrificante adequado, consulte as recomendações do fabricante do veículo. Se não há nenhuma especificação, pode utilizar-se como alternativa o lubrificante Castrol Olista Longtime 1 ou 2. Contudo, os casquilhos de plástico (fig. 2) ou revestidos de PTFE (Politetrafluoroetileno) (fig. 3) não devem ser lubrificados com nenhum tipo de lubrificante. Nas seguintes imagens, podes ver o aspeto de cada tipo de rolamento, para te servirem como referência visual.


