Neste blog, já publicámos outros conteúdos sobre as juntas homocinéticas, como os dedicados a descrever os diferentes tipos que pode encontrar ou aos conselhos para a sua substituição. Desta vez, vamos centrar-nos em porque é importante lubrificar uma junta homocinética e que tipo de lubrificante deve utilizar. Nas juntas homocinéticas, o fole de proteção é um dos pontos principais que devem inspecionados (ver imagem inferior). Se estiver danificado, haverá uma perda de lubrificante e poderá entrar sujidade e provocar o desgaste prematuro dos componentes internos da junta.
Mas isto também pode ocorrer se não for utilizado o lubrificante adequado. Vamos ver os motivos neste novo post do REPXPERT, o Blog da Oficina Mecânica.

Lubrificante
A primeira coisa que deve ter em consideração é que, em determinados casos, a massa lubrificante não é um lubrificante adequado, e isso é o que acontece com as juntas homocinéticas. É possível que não saiba, mas o mais adequado para isto é a aplicação de óleo. As razões para isso estão relacionadas com fatores como a elevada temperatura e as rotações, os grandes esforços a que são submetidos e o rolamento das peças interiores. Todos esses fatores convergem nas juntas homocinéticas.
Por este motivo, a lubrificação deve ser constante e uniforme, algo que é mais fácil de se conseguir com o óleo como lubrificante. Além disso, os componentes rotativos e as pistas de rolamento não têm uma superfície lisa, como poderia parecer à primeira vista: Se examinarmos uma junta com um microscópio, observaríamos uma superfície totalmente irregular. Para evitar o contacto direto entre superfícies, o lubrificante deve formar uma fina película, algo que se consegue com a aplicação de óleo (ver imagem inferior). Mas, apenas óleo?

Bissulfureto de molibdénio: a companhia ideal
A verdade é que nem tudo são vantagens quanto à aplicação de óleo. Os grandes esforços sofridos pelas juntas homocinéticas exigem uma lubrificação resistente. No entanto, uma fina película de óleo não é suficiente para resistir a estes esforços e seria imediatamente eliminada. Sendo assim, como podemos lubrificar a junta homocinética de forma adequada? A solução é o bissulfureto de molibdénio, um aditivo sólido que, combinado com o óleo, impede que este seja eliminado. Com a utilização deste composto, são criadas «faixas lubrificantes» entre as superfícies, o que melhora as propriedades lubrificantes do óleo de forma considerável. Isto é possível porque o bissulfureto de molibdénio é um aditivo «polar». Isto é, as suas moléculas polarizadas são dispostas de forma perpendicular em relação à superfície metálica e, dessa forma, formam uma película lubrificante mais resistente.

Sobre o procedimento de lubrificação
Não se esqueça que deve utilizar abraçadeiras novas e não recorrer a outras soluções como arame ou abraçadeiras de serrilha de plástico. Comece por encher o interior da junta com o lubrificante à base de bissulfureto de molibdénio e, em seguida, introduza o restante com pressão no fole de proteção pré-montado. Deve eliminar o ar que possa ter ficado no interior do fole de proteção. Para isso, introduza uma chave de fendas entre o fole e o semieixo. Para saber mais sobre a montagem das juntas homocinéticas, consulte este post.