A caixa de velocidades automática de 7 velocidades está aplicada em diversos modelos do grupo VAG. Com o código 0AM, esta caixa utiliza um esquema automatizado de dupla embraiagem a seco, que o fabricante alemão denomina DSG. Trata-se, sem dúvida, de um sistema complexo, sobre o qual já falámos nalgum momento no REPXPERT, o Blog da Oficina.
Mais além de seguir as instruções e os passos adequados durante a sua montagem, há falhas recorrentes que podem ser facilmente resolvidas e dependem de algo tão simples como um fusível. Neste novo post vamos falar da falha na caixa de velocidades de 7 velocidades OAM, que pode encontrar em modelos VW como Scirocco (137), Passat CC (357), Golf Plus (5M1/521), Golf/Jetta (1K/5K1) ou Touran (1T). Trata-se de uma falha provocada pela instalação de um fusível incorreto que, como vamos ver, pode causar muitas dores de cabeça.

Na caixa de velocidades automática, a mecatrónica é responsável por controlar a aplicação das relações de velocidade. Trata-se de um sistema composto por uma unidade de comando e um módulo de controlo electro-hidráulico. Para aplicar a força necessária para o engrenar das relações de velocidades, é utilizada uma bomba hidráulica integrada que é ativada eletricamente. Esta bomba é capaz de gerar uma pressão de trabalho de 70 bar. Devido ao maior consumo de corrente da bomba hidráulica, deve ser utilizado um fusível desenhado para estar exposto a uma elevada intensidade de corrente. Por isso, para o fornecimento de corrente da mecatrónica, está instalado um fusível de 30 A de origem. Em casos isolados, existe a possibilidade de que tenha sido instalado um fusível incorreto, de 15 A, por erro. Isto provocaria diversos erros de funcionamento da caixa de velocidades automática. Como resultado, na unidade de controlo da caixa de velocidades, podem ser registadas as seguintes entradas da memória de erros:
• P0562 / 21148
Tensão de alimentação do motor elétrico demasiado baixa
• P177F / 21065
Queda de tensão excessiva do motor elétrico
• P175F / 21098
Não há medições básicas válidas da caixa de velocidades
• P189C / 21247
Não é possível diagnosticar o acumulador de pressão
• P174A / 21108
Acoplamento da válvula Open Load
No caso de encontrar estes erros de funcionamento da caixa de velocidades automática, certifique-se de que está instalado um fusível de 30 A para o fornecimento de tensão da mecatrónica. Tenha em consideração que o lugar de instalação preciso do fusível depende do veículo e apenas pode ser localizado através dos esquemas elétricos ou da documentação do veículo. Os fusíveis avariados ou com a corrente (Amperes) incorreta devem ser substituídos.