A solução de manutenção FAG, especialmente criada para o mercado de peças de substituição, permite realizar a substituição dos rolamentos de roda de veículos comerciais ligeiros ao poupar cerca de 60% do tempo necessário para a intervenção, uma vez que permite realizar a substituição sem substituir a manga de eixo.
Esta solução de manutenção aplica-se aos veículos comerciais Mercedes-Benz Sprinter (906), Viano (W639) e Vito (W639), assim como à Volkswagen Crafter (2E). Neste post, apresentamos-lhe o tutorial em vídeo no qual poderá ver como funciona e contamos-lhe os passos prévios que deve ter em consideração.
A manutenção de veículos comerciais requer soluções rápidas que minimizem as paragens dos veículos. Trata-se de um segmento em ascensão dentro do mercado de peças de substituição independente, sobre o qual já lhe falámos neste post. Além disso, a gama de soluções de manutenção que a Schaeffler desenhou especialmente para o mercado de peças de substituição representa uma importante oportunidade de negócio para a oficina. Consulte este post para as conhecer de forma detalhada.
No portal REPXPERT, tem à sua disposição um vídeo tutorial completo elaborado pelos nossos técnicos, para que não perca nenhum detalhe sobre esta inovação.
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Preparativos
Em primeiro lugar, deve ter em consideração que a solução de manutenção FAG para rolamentos de roda de veículos comerciais está indicada para o eixo dianteiro em veículos de tração dianteira e não se aplica nas versões de tração integral ou 4X4. A ferramenta especial necessária para aplicar este procedimento inovador está disponível com a referência n.º 400 6199 10.
Nunca deve utilizar esta solução de manutenção sem utilizar a ferramenta especial. Caso contrário, não poderá aplicar a força necessária na pista exterior do rolamento, um requisito essencial para assegurar a sua instalação correta sem o danificar ou reduzir a sua vida útil.
Para aplicar a força necessária, deve utilizar a prensa hidráulica da ferramenta especial para a desmontagem e a montagem, se possível com medidor de pressão. Tenha em consideração que uma força de saída superior às 17 toneladas pode danificar a manga de eixo, fazendo com que a sua substituição seja necessária. Devido à diferença de comprimento entre alojamento e elemento de pressão, terá de acionar a bomba duas vezes durante a desmontagem e a montagem.
Lembre-se que o alojamento do rolamento não deve ter massa lubrificante antes da instalação e que o anel de retenção deve ficar perfeitamente encaixado. Para ver o procedimento de forma detalhada, não perca o vídeo.

O vídeo tutorial
Os técnicos do REPXPERT prepararam este vídeo tutorial completo para mostrar como é realizada a substituição dos rolamentos de carrinha com a solução de manutenção da FAG. Lembre-se que pode encontrar todos os vídeos tutoriais na secção de manuais de instalação do REPXPERT.
