O lançamento da gama de componentes de suspensão e direção FAG aumentou a oferta da Schaeffler para o mercado de peças de substituição com nada menos do que 4500 novas referências. Rótulas, braços de suspensão, barras estabilizadoras… uma gama que lhe oferece vantagens como uma ampla cobertura do parque, qualidade OE e todos os acessórios necessários para uma reparação profissional. Além disso, escolher a Schaeffler para a oficina, também é escolher os recursos e as ferramentas do REPXPERT, a marca de serviços que coloca à sua disposição manuais técnicos, instruções de reparação TecRmi, catálogo TecDoc, assim como uma oferta formativa que inclui vídeos tutoriais e cursos online. Não se esqueça que, para aceder a todos estes conteúdos, apenas tem de se registar em www.repxpert.pt.
Este post está dedicado a uma das peças fundamentais sujeitas a desgaste na suspensão que se encontra na nova gama da FAG: o casquilho ou sinobloco do braço de suspensão. Neste caso, vamos contar-lhe, em três passos, como deve realizar esta substituição de uma forma geral, realçando alguns pormenores que serão bastante úteis. Vamos começar.
1. Remoção

Antes de remover o sinobloco, deve imobilizar qualquer componente solto para evitar a sua queda quando retirar o braço de suspensão. Tenha em consideração que há diferentes configurações de braços de suspensão. É importante que se familiarize com esse esquema específico e respeite a localização e posição de todas as peças envolvidas. Se tiver dúvidas, é fundamental que respeite as instruções do fabricante.
2. Instruções de montagem
Aquando da instalação do novo sinobloco de suspensão, é importante que tenha em consideração o material com o qual está fabricado. Como pode ver, o procedimento é diferente conforme o caso. Não se esqueça de tomar sempre precauções para que não ocorram danos ou acidentes! Não se esqueça de consultar www.repxpert.pt para aceder ao manual de reparação TEcRmi específico de cada veículo.
Sinoblocos de borracha/metal

Fixe o braço de suspensão para evitar que se desloque lateralmente durante a substituição. Aquando da introdução do novo sinobloco, deve ter cuidado para apenas aplicar pressão no rebordo metálico do sinobloco para não danificar a peça nova. Para facilitar a instalação, pode utilizar massa lubrificante de grafite. Não se esqueça que os sinoblocos de extremidade elevada devem ser pressionados até ao máximo.
Sinoblocos de borracha

Para remover os sinoblocos de borracha, a melhor opção é utilizar um martelo de impacto (ver imagem acima). Deve fixar o braço de suspensão num torno de bancada e utilizar grampos protegidos, mas com suficiente capacidade de retenção. Para introduzir o novo sinobloco de borracha no braço deve pressionar e aplicar silicone como lubrificante. Além disso, não se esqueça de fixar o braço e o sinobloco para evitar que se desloque lateralmente.
3. Montagem
Após a substituição do sinobloco, é o momento de voltar a instalar o braço de suspensão. Uma vez que se encontre instalado, baixe o veículo até ao solo e, nesse momento, aperte os pernos e as porcas da suspensão, respeitando sempre o binário especificado. Assim, evitará as deformações e torções da borracha. Não se esqueça que pode consultar os binários de aperto específicos no REPXPERT!