Num post anterior explicamos como os rolamentos de camião podem durar até um milhão de quilómetros. Mas não nos podemos esquecer que, para que isso seja possível, é fundamental evitar as falhas mais comuns que são cometidas durante a montagem do rolamento. Uma lubrificação deficiente, contaminação por agentes externos, são detalhes que podem reduzir drasticamente a vida útil do rolamento de camião e que podem ser evitados ao recorrer a soluções como FAG Repair Insert Unit (RIU), a unidade pré-montada, obturada e lubrificada para toda a sua vida útil para camiões com um desenho de eixo com Insert Unit.
A seguir, vamos rever os quinze passos necessários tomar para realizar esta intervenção de forma segura.
Antes de começar, convém ter em consideração que a desmontagem e montagem do cubo pode variar de acordo com o fabricante do veículo. Por isso, recomendamos que a substituição do rolamento de bucha compacta apenas seja realizada por pessoal especializado e qualificado. No geral, dever-se-ão respeitar sempre as indicações do fabricante do veículo.
Fase 1: Desmontar o cubo de acordo com as indicações do fabricante do veículo!

Fase 2: Limpar completamente a manga e cobrir a mesma com um pano limpo até à montagem do cubo.
Fase 3: Desmontar o anel de segurança.

Fase 4: Retirar o rolamento interior e exterior do cubo.

Fase 5: Remover o rolamento interior e exterior com os retentores.

Fase 6: Remover ambas as pistas exteriores do cubo com pressão.

Atenção: As pistas exteriores não podem ser removidas com um martelo, uma vez que podem ocorrer danos na sede do rolamento. O cubo deve ficar plano sobre a prensa. No caso de ficar ladeado, pode sofrer danos irreparáveis.
Fase 7: Limpar o cubo e eliminar completamente a massa lubrificante antiga.

Importante: O cubo deve estar seco e sem massa lubrificante antes de instalar o novo rolamento de bucha compacta. Antes de montar as metades do rolamento, deve certificar-se de que o cubo não está danificado.
Fase 8: Retirar a proteção para o transporte (seta) do novo rolamento de bucha compacta (se existir).

Importante: As metades do rolamento estão prontas para a montagem, isto é, montadas e lubrificadas, sendo que não devem ser desarmadas. Não se devem remover as juntas de vedação e o anel de segurança (setas).
Fase 9: Colocar o rolamento de bucha compacta do lado interior do cubo.

Importante:Respeitar a posição de montagem. Os rolamentos de bucha compacta estão marcados. A inscrição “Inboard” deve ficar virada para cima.

Fase 10: Introduzir a ferramenta de prensagem fornecida no rolamento de bucha compacta (força de prensagem máxima: 60 kN).

Importante: No caso de serem fornecidas duas ferramentas de montagem, é importante garantir que é utilizada a ferramenta correta (Outboard /Inboard). Coloque um prato metálico entre a prensa e a ferramenta de montagem. Os rolamentos não podem ser montados com um martelo.

Importante: Depois de introduzir o rolamento de bucha compacta interior, verifique a sede da junta de vedação (seta).

Fase 11: Colocar o rolamento de bucha compacta do lado exterior do cubo.

Importante:Respeitar a posição de montagem. Os rolamentos de bucha compacta estão marcados. A inscrição “Outboard” fica para virada para cima. No caso de existir, deve confirmar que o retentor se encontra corretamente assente (seta).
Fase 12: Introduzir a ferramenta de prensagem fornecida no rolamento de bucha compacta (força de prensagem máxima: 60 kN).

Importante: No caso de serem fornecidas duas ferramentas de montagem, certifique-se de que é utilizada a ferramenta correta (Outboard /Inboard). Coloque um prato metálico entre a prensa e a ferramenta de montagem (seta). Os rolamentos não podem ser montados com um martelo.

Fase 13: Encaixar o anel de segurança com uma cunha de plástico ou similar.

Importante:O anel de segurança encaixa-se quando se ouve um ligeiro clique. É nesse momento que as duas metades do rolamento ficam unidas entre si.

Fase 14: Verificar se o anel de segurança se encontra corretamente assente.
Importante: Quando a montagem for correta, o anel de segurança encontra-se na ranhura prevista e pode girar livremente na mesma.

Fase 15: Montar o cubo de acordo com as indicações do fabricante do veículo.
Importante: A roda dentada do eixo deve estar completamente limpa e deve ser aplicada massa de montagem.