Está a pensar entrar no mundo do Facebook? Quer dar um impulso aos seus seguidores? Chegou o momento de gerir as redes sociais na oficina. Porque estamos num momento em que ninguém tem dúvidas de que a comunicação está dominada pela cultura digital. Este próprio Blog é uma prova de que, se pretendermos contar algo, devemos aproveitar o ambiente proporcionado pelos dispositivos eletrónicos.
Esta nova realidade, que muitas obras clássicas de ficção científica descreviam como fria e opressiva, deparou-se inesperadamente com um convidado especial: as redes sociais. Porque o Facebook, o Instagram e o Twitter permitiram humanizar o universo dos ecrãs, ao proporcionar um espaço disponível para todas as pessoas para que contem a sua história ou, como no caso em análise, para promover o respetivo negócio. Uma vez que neste post vamos falar sobre as possibilidades que as redes sociais têm na oficina e sobre como as podemos aproveitar para crescer e divulgar o nosso trabalho através de 10 passos básicos.
1. Elabore um plano
Basta dar uma vista de olhos pelas redes para descobrir que são inúmeras as contas que nasceram com um certo ímpeto, mas que ficaram rapidamente abandonadas. Por isso, se ainda não começou, ou se pretender retomar a sua estratégia, lembre-se que é um caminho longo e que terá de saber para onde quer ir. Por isso, estabeleça um prazo, defina o seu objetivo (seguidores, contactos de novos clientes, criar comunidade) e ficará mais motivado.
2. Escolha bem as suas redes
No mundo das redes sociais não vale tudo. Estar presente em todas as partes pode parecer uma boa ideia, mas é importante gerir e destinar os recursos de forma adequada. Pelo conteúdo, extensão e possibilidades, tudo indica que o Facebook é a rede social mais adequada para a oficina, embora a vocação visual do Instagram também seja interessante no caso de algumas oficinas especializadas, para não mencionar que é a rede que apresenta o maior crescimento. Estamos a referir-nos principalmente às oficinas de nicho, como as que se dedicam ao tuning, clássicos ou restauração. Em relação ao Twitter, tudo indica que o interesse para este negócio é mais reduzido.
3. Mobilize recursos
Lembre-se que isto não se conseguirá fazer sem ajuda. De acordo com a dimensão do seu negócio e com as suas possibilidades, deverá definir se tudo isso poderá ser feito por si, por alguém da sua equipa ou por um profissional externo. Deve ter em consideração que, para ter impacto nas redes sociais, é muito importante publicar de forma regular e assídua. Por isso, é importante que mobilize recursos para essas horas de trabalho de elaboração e publicação de conteúdos.
4. Preste a devida atenção à produção
As redes sociais permitem-lhe competir ao mesmo nível das mais poderosas. Por isso, tem de fazer o que estiver ao seu alcance para oferecer conteúdos de qualidade. Quer se trate das imagens que mostra da oficina, dos textos que as acompanham ou da publicidade das suas promoções, aproveite a oportunidade para mostrar o melhor de si. É o primeiro passo para ganhar a confiança dos clientes.
5. Selecione as suas mensagens.
O facto de as redes sociais admitirem todos os tipos de conteúdos é positivo. O facto de haver muita concorrência é um ponto negativo. Por isso, é importante abordar a presença nas redes sociais desde diferentes pontos de vista: o publicitário (ofertas e promoções), o informativo (serviços, produtos, novidades…) e, finalmente, o humano, onde se incluem curiosidades e aspetos de maior proximidade que devem despertar vínculos de simpatia e confiança.
6. Precaução!
Da mesma forma que oferecem diversas possibilidades para nos promovermos, as redes sociais implicam uma grande exposição de tudo o que publicamos. Por isso, devem-se evitar piadas descabidas ou imagens pouco apropriadas. Caso contrário, corremos o risco de provocar uma reação negativa em relação ao nosso negócio.
7. Efetue uma gestão dos followers
As redes sociais formam um universo em constante mudança e interligado. Se fizermos bem as coisas, teremos seguidores e alguns deles apresentarão as suas dúvidas, comentarão os nossos posts e darão a sua opinião sobre o serviço recebido à vista de todos. Mais uma vez, é preciso ser hábil no momento de gerir estes inputs e lembrar-se da regra de ouro de ser melhor não dizer nada do que responder mal.
8. Impulsione as suas redes
Por muito bons que sejamos, o crescimento orgânico não é suficiente para atrair a atenção do grande público. Por isso, e aproveitando o facto de todas as redes sociais oferecer a possibilidade de promover os nossos posts, é uma boa ideia efetuar um pequeno investimento para divulgar as publicações mais comerciais, como as que possuem ofertas ou promoções. Não nos podemos esquecer que este tipo de investimento pode ser escalado em níveis bastante baixos e, portanto, o custo não nos deve assustar. Além disso, uma vez que permitem definir o nosso público-alvo (idade, lugar de residência, hobbies), são mais eficazes do que os métodos tradicionais.
9. Procure ajuda extra
Há centenas de aplicações que se destinam a melhorar e gerir as redes sociais que estão em constante renovação. Além disso, muitas delas são gratuitas. Permitem gerir seguidores, programar publicações ou adaptar imagens. Atualmente, se tiver alguma necessidade, certamente que encontrará várias aplicações que a podem satisfazer.
10. Não se esqueça do resto
Para terminar este decálogo, temos uma má notícia. As redes sociais não são tudo. O rolo compressor digital colocará o nosso negócio em motores de pesquisa, fóruns de opinião ou mapas, para referir apenas alguns exemplos. Por isso, é indispensável estar presente na Web e controlar a impressão digital do nosso negócio de modo a evitar surpresas.